Foto: Reprodução/DataFolha

Em um quadro de poucas mudanças desde julho, o ex-presidente Lula (PT) segue à frente na disputa eleitoral pela Presidência da República. Se a eleição fosse hoje, o petista teria 44% do total de votos no 1º turno, em um cenário em que o atual ocupante da cadeira, Jair Bolsonaro (sem partido), ocuparia a segunda posição, com 26% das intenções de voto.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, João Doria (PSDB), com 4%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%. Há 11% que votariam em branco ou nulo, e 2% não opinaram.

O Datafolha também simulou um cenário com mais nomes, com a inclusão de Rodrigo Pacheco (DEM) e Simone Tebet (MDB), além da manutenção de Lula, Bolsonaro, Doria e Ciro. Com 42% das intenções de voto, Lula também lidera essa disputa, e Bolsonaro fica na segunda colocação, com 24%. Na sequência aparecem Ciro (10%), Doria (5%), Tebet (2%), Pacheco (1%). Uma parcela de 10% votaria em branco ou nulo, e 2% não opinaram.

Na pesquisa de intenção de voto espontânea, em que os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados aos brasileiros, Lula é citado por 27% (ante 26% em julho deste ano), Bolsonaro, por 20% (eram 19% no último levantamento), e Ciro, por 2%. Há 10% que declaram espontaneamente voto em branco ou nulo, e 38% não citaram nenhum nome (em julho, 42%).

59% não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro

Seis em cada dez brasileiros (59%) não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro para presidente em 2022. O mandatário lidera a lista de rejeição dos presidenciáveis consultados, e em patamar mais baixo, na sequência, estão Lula, em quem 38% não votariam, e Doria, rejeitado por 37%.

O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, tem rejeição de 30%, e na Pacheco (17%) e Tebet (14%). Há 2% que rejeitam todos os nomes apresentados, 1% que não rejeita nenhum, e 1% que não opinou.

A rejeição a Bolsonaro atinge 64% entre as mulheres, 70% entre os mais jovens, 67% entre brasileiros que se declaram pretos, 79% entre homossexuais e bissexuais e 70% entre moradores do Nordeste. Entre aqueles que votaram em Bolsonaro em 2018, 26% dizem rejeitar seu nome para a disputa presidencial de 2022, e 66% não votariam de jeito nenhum em Lula. Os nomes de Doria e Ciro são rejeitados por 46% e 40%, respectivamente, dos que declaram ter votado no atual presidente no segundo da última eleição.

No 2º turno, lula mantem vantagem sobre todos os adversários

Nas simulações de 2º turno para a disputa presidencial realizados pelo Datafolha, Lula vence todos os adversários com quem é confrontado, e Bolsonaro perde para todos.

No embate entre o petista e o atual presidente, Lula tem 56% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro. Há ainda 13% que votariam em branco ou nulo, e 1% não opinou. Na comparação com julho, o petista oscilou para baixo (tinha 58%), Bolsonaro ficou estável (tinha 31%) e aumentou o percentual de brancos e nulos (eram 10%).

Entre aqueles que optam por Ciro Gomes no 1º turno, 58% votariam em Lula nesta disputa, e 17% votariam em Bolsonaro. Na parcela que indica voto em Doria, 42% escolheriam Lula no 2º turno, e 23% preferem o atual presidente. O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, tem 52% das intenções de voto em disputa direta contra Bolsonaro, que fica com 33%. Uma parcela de 15% votaria em branco ou nulo, e 1% não opinou. Em julho, o ex-governador do Ceará aparecia de 50%, ante 34% de preferência pelo atual presidente.

Um eventual embate direto entre Lula e Ciro tem o petista com 51% das intenções de voto, ante 29% do pedetista. Uma parcela de 19% optaria por votar em branco ou nulo, e 1% não opinou. Neste cenário, 46% dos que escolhem Bolsonaro no 1º turno escolhem o ex-governador do Ceará na etapa final da eleição, e somente 11% optariam pelo ex-presidente, com 42% de migração para o voto branco e nulo.

Fonte: Datafolha