Foto: Reprodução/ALECE.

O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territorial do Ceará (Celditec) que funciona na Assembleia Legislativa, recebe, nesta sexta-feira (03), oito estudos descritivos técnicos referentes aos limites entre os municípios de Russas e Morada Nova, Morada Nova e Limoeiro do Norte, Quixeré e Limoeiro do Norte, Russas e Quixeré, resultado do trabalho realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O coordenador do Cediltec, Luís Carlos Mourão, esclareceu que o entendimento é o resultado de três reuniões remotas e quatro encontros presenciais com lideranças políticas das municipalidades envolvidas.

“Ao todo, o trabalho já se estende há 60 dias, buscando o acordo para que possam ser estabelecidos, de forma definitiva, os limites entre os quatro municípios”, observou Luís Carlos Mourão.

Na sequência à recepção dos descritivos técnicos do Ipece, a deputada Augusta Brito (PCdoB), presidente do Comitê, deverá estabelecer a data e local para assinatura do acordo pelos prefeitos.

Luís Carlos Mourão adiantou que todos os presentes concordaram com as novas definições territoriais. Coube ao Ipece, ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ao Celditec a elaboração do mapa, o descritor e o acordo de limites.

Após a assinatura do acordo, vai ser elaborado um projeto que será submetido à votação do plenário da Assembleia Legislativa.

Por se tratar de limites que serão modificados entre quatro municípios, o esforço para a conclusão do trabalho está também sendo maior, segundo Mourão. O coordenador lembra que as tratativas, anteriormente, eram realizadas apenas entre Morada Nova, Limoeiro do Norte e Russas, mas que agora houve a inclusão de Quixeré, o que demandou a extensão do estudo.

“O trabalho já está bem encaminhado e, em breve, teremos notícias favoráveis e um último encontro apenas para que todos assinem o acordo, sem mais nenhum ponto polêmico”, prevê Mourão.

Fonte: ALECE.