Secretário Cláudio Pinho deve ser candidato a deputado estadual com o apoio do prefeito Sarto. Foto: Divulgação.

Alguns secretários municipais de Fortaleza demonstraram desconforto por anúncio de que seriam exonerados, já neste mês de dezembro, pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), por serem pretensos candidatos ao pleito eleitoral de 2022. Alguns foram pegos de surpresa e descartaram ser postulantes a algum cargo eletivo no próximo ano.

Segundo informações da própria Prefeitura, são candidatos ao pleito de 2022 apenas os secretários dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho; e do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira. O primeiro tem como objetivo uma das 46 cadeiras da Assembleia Legislativa do Ceará, com apoio do prefeito Sarto; enquanto o segundo estaria interessado em uma das 22 vagas da bancada cearense na Câmara Federal.

O secretário Samuel Dias, que chegou a ser mencionado pela imprensa local como um dos nomes cotados para a disputa, não tem interesse em eleição para o Legislativo. Tem perfil de Executivo. O secretário tem afirmado que seu objetivo é tocar obras junto com o prefeito Sarto, e que por isso suas energias estarão focadas nas questões da Prefeitura de Fortaleza.

De certo é que Cláudio Pinho, titular da pasta de Direitos Humanos, tem planos de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Entretanto, há nomes com potencial de candidatura ocupando cargos no Executivo municipal. Dentre eles, o vereador licenciado Michel Lins, que tem comandado a Secretaria Regional 3 desde abril passado.

Há um plano de seu partido, o Cidadania, de fortalecer a participação da legenda na Assembleia Legislativa e tentar vaga na Câmara Federal. No entanto, Lins não tem se colocado como candidato à disputa do próximo ano e, assim como Samuel Dias, pretende continuar ajudando a gestão.