A criação da Frente atende requerimento do deputado Acrísio Sena (PT). Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Ceará lançará, na terça-feira (07/12), às 9h, a Frente Parlamentar pelos Consórcios Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos, no Salão Nobre da Casa. A criação da Frente atende requerimento do deputado Acrísio Sena (PT).

“Nossa grande luta é erradicar, junto com os municípios, os mais de 300 lixões hoje existentes no Ceará. Para tal, é necessário executar a coleta seletiva e os demais instrumentos da gestão nacional e estadual de resíduos sólidos”, comentou o parlamentar.

O deputado explicou que, no Ceará, os consórcios são estimulados pelas Secretarias do Meio Ambiente (SEMA) e das Cidades e já foram formados 21 consórcios públicos e, dos 184 municípios, 169 já estão consorciados.

O lançamento da Frente Parlamentar contará com a presença de parlamentares, como o presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), Elmano Freitas (PT), Osmar Baquit (PDT), Renato Roseno, (Psol) e Salmito (PDT).

Também devem fazer parte do lançamento, representantes da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria das Cidades, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), União dos Vereadores do Ceará (UVC).

Além do lançamento, a secretária executiva da Secretaria do Meio Ambiente, Maria Dias, vai apresentar a palestra “O Manejo dos Resíduos Sólidos e os Consórcios Públicos do Estado do Ceará”.

Fonte: AL-CE