Parlamentares conservadores criticam as medidas que serão adotadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Fortaleza. Foto: Reprodução/Youtube.

Em novo decreto publicado neste sábado (11), o governador Camilo Santana (PT) decide que, a partir de 20 de dezembro, passará a ser exigido o passaporte sanitário como condição de ingresso de usuários, servidores e colaboradores em órgãos e entidades do setor público estadual.

De acordo com a medida, estarão isentos da apresentação do documento aqueles que busquem atendimento nos serviços de ensino, saúde e assistência social.

A data – 20/12 – também foi a escolhida pelo prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, para exigência de apresentação do passaporte de vacinação contra a Covid-19 nos órgãos públicos da Prefeitura.

O projeto de Lei do Executivo começou a tramitar na Casa nesta semana na Câmara Municipal, e, após pedido de vista de parlamentares contrários à medida, deve ser votado no Plenário Fausto Arruda na próxima semana, antes do início do recesso parlamentar.

Membros da oposição já demonstraram insatisfação com a necessidade de apresentação do documento para comprovação de imunização. “E nos ônibus, alguém sabe dizer quando começa?”, questionou o vereador Sargento Reginauro (PROS) em suas redes sociais.

“Em pouco tempo só entrará quem tiver a terceira dose, o resto da população será considerada ‘leprosos sociais'”, criticou a vereadora Priscila Costa (PSC).