Politicamente de lados opostos, Paulo Martins (PDT) e Reginauro (PROS) convergiram nas denúncias. Fotos: Blog do Edison Silva.

A situação vivida pelos policiais cearenses foi tema de discussão entre os vereadores na sessão desta quarta-feira (17) da Câmara Municipal de Fortaleza.

O início se deu quando o vereador Paulo Martins (PDT), que é escrivão da Polícia, criticou a condição precária, vivida por integrantes da Segurança Pública, em seus postos de trabalho.

Ele relatou recente caso de quatro suicídios de policiais penais no Ceará, além de um profissional da área ter tido um surto psicótico enquanto trabalhava num presídio estadual, na cidade de Pacatuba/CE.

Este último atirou em um colega de trabalho, matando-o, e, horas depois, cometeu suicídio.

O pedetista, que é da base aliada do prefeito José Sarto (PDT), fez cobranças ao Governo do Estado para trazer melhorias ao profissional de segurança.

A situação é precária de trabalho. Alguns são assediados moralmente e sofrem pressão psicológica. Vimos uma nota do governo, dizendo da existência do trabalho psicológico na Polícia, mas, creio eu, ainda não é o suficiente. Tem que fazer mais. São mais de 14 suicídios de policiais penais nos últimos anos. Tem algo errado no Sistema Penitenciário do Ceará“, disse.

Ademais, Paulo Martins rechaçou a briga ideológica existente dentro do tema e lembrou da gestão de antigos governadores do Ceará, de diferentes partidos políticos, e dos servidores, independente de bandeira partidária, continuam atuando mesmo sem a devida atenção do poder público.

Por fim, Martins pediu que sua fala não fosse vista como uma crítica ao governador Camilo Santana (PT), mas como uma tentativa de ajudá-lo para encontrar soluções aos problemas apresentados.

Veja trecho do discurso de Paulo Martins:

 

Opositor ao governo petista, Sargento Reginauro (PROS) fez coro à fala de Paulo Martins e classificou como “uma tragédia” a situação vivida pelos profissionais da segurança penal cearense. Ele apontou um processo de “adoecimento”, principalmente na Polícia Militar (PM), e vê um “silenciamento” dos governantes.

Não veremos quatro professores cometendo suicídio em um mês, em um ano. Não veremos quatro médicos suicidando-se em quinze dias. Mas, de repente, quatro servidores públicos morrem. Isto não é normal. E ainda vemos um silêncio por parte das autoridades responsáveis e isto é o que mais revolta a categoria“, bradou o republicano.

Reginauro também criticou o projeto de Lei aprovado nesta quarta-feira (17) na Assembleia Legislativa que altera normas do regime disciplinar dos policiais penais e demais servidores públicos do quadro permanente da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP).

Couberam aos governistas Adail Júnior (PDT), Léo Couto (PSB) e Ronivaldo Maia (PT) defender o trabalho do governador Camilo Santana em prol dos policiais. Ronivaldo, inclusive, lamentou que vereadores de oposição usem situações trágicas para “levantarem a bola” da pré-candidatura do deputado federal Capitão Wagner (PROS) ao Governo do Estado.

Veja trecho do discurso do vereador Ronivaldo Maia: