Postagem de Ana Paula ao lado do senador Chiquinho Feitosa e do deputado federal Célio Studart (PV/CE). Foto: Reprodução/Instagram.

A vereadora de Fortaleza, Enfermeira Ana Paula (PDT), comemorou a aprovação do PL 2.564/2020, na noite de quarta-feira (24), no Senado Federal, que instituiu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

A fala se deu na sessão desta quinta-feira (25) da Câmara Municipal.

Ana Paula, que também preside o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren/CE), elencou as vezes que foi até Brasília/DF tratar com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), junto com centrais sindicais da classe, a respeito do piso salarial da enfermagem.

Ela valorizou o esforço da categoria em alcançar esta conquista e fez questão de lembrar da mobilização feita, por meio das redes sociais, e a vitória do projeto, por unanimidade, pelo pleno do Senado.

Foi um dia histórico e significou muito para nós [enfermeiros]. Ontem, foi um momento de justiça social. Somos a maior categoria da saúde. Aqui, no Ceará, temos 87 mil profissionais registrados. No Brasil, existem 2,5 milhões profissionais da enfermagem e era uma pauta antiga”, disse emocionada.

Ademais, a pedetista garante ter a palavra do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), para pautar com rapidez o projeto.

A vereadora fez questão de agradecer a senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA), autora de uma emenda ao projeto que foi negociada com a classe e ao senador cearense Cid Gomes (PDT/CE), pela sua dedicação em torno da causa.

Além de Cid, ela reconheceu o voto favorável dos demais membros cearenses no Senado, Chiquinho Feitosa (DEM) e Eduardo Girão (Podemos).

Veja trecho do discurso da Enfermeira Ana Paula:

Por fim, alguns dos colegas de Câmara Municipal fizeram coro à conquista da categoria, como Adail Júnior (PDT) e Lúcio Bruno (PDT).

Saiba +

Em sessão semipresencial na quarta-feira (24), o Senado Federal aprovou o projeto (PL) 2.564/2020 que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e também da parteira.

De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede/ES) e relatado pela senadora Zenaide Maia (PROS/RN), a matéria segue agora para a análise da Câmara dos Deputados. Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou a aprovação da matéria, houve muita comemoração no Plenário.

O projeto estabelece piso para os enfermeiros no valor de R$ 4.750,00, a ser pago nacionalmente, por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.