Adriana é membro da Frente Parlamentar de Habitação Popular, Melhoria Habitacional e Regularização Fundiária da Câmara Municipal. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) foi ao púlpito da Câmara Municipal de Fortaleza para cobrar mais recursos à Secretaria de Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor). A fala se deu na sessão ordinária desta quinta-feira (11).

Até maio deste ano, ela disse existir mais de 200 mil famílias sem habitação na capital cearense. Estes grupos procuraram a ajuda da Política Municipal de Habitação e não tiveram nenhum retorno, segundo Adriana.

Ela sugeriu que na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2022 tenha aporte de recursos necessários para o pleno funcionamento da Habitafor.

Nos últimos cinco anos, pelo menos, a execução orçamentária da Habitafor, em Fortaleza, não chegou a 36%. É um absurdo. Se cada família são quatro pessoas, então são, pelo menos, um milhão de pessoas sem moradia na Capital“.

A socialista também mencionou uma manifestação ocorrida na quarta-feira (10) nos arredores do Paço Municipal, composta por membros de dez centrais sindicais que lutam pelo direito à moradia em Fortaleza.

É urgente garantir recursos para a Secretaria de Habitação do Município visando a retirada de crianças e mulheres da rua. São pessoas que não conseguem mais pagar seus aluguéis e moram de favor“, bradou.