Segundo Priscila Costa (PSC), o jogador foi “perseguido por ativistas do movimento LGBT. Foto: Reprodução/Instagram.

Pegando carona na fama instantânea do jogador de vôlei, Maurício Souza, que esteve em evidência na semana passada após declarações homofóbicas, a vereadora bolsonarista de Fortaleza, Priscila Costa (PSC), quer conceder ao desportista, a Medalha Ayrton Senna pelos serviços prestados ao esporte.

No entanto, de acordo com o Regimento Interno da Casa, a honraria deve ser destinada a agraciar pessoa física ou jurídica que tenha se destacado no âmbito do desporto municipal, em qualquer modalidade esportiva.

A proposta de Priscila Costa tem por objetivo fazer demarcação política, uma vez que o esporte não é seu campo de atuação e visto que o histórico de jogador Maurício Souza não teve, até aqui, qualquer ligação com o desporto de Fortaleza.

Ativa nas redes sociais, Priscila afirmou que o atleta foi “cancelado”, perseguido e demitido porque fez uso de sua liberdade de expressão “como cidadão livre, a favor da família, da defesa da infância, dos valores da nossa sociedade brasileira”.

“Cabe a cada um de nós prezar pela verdade e reconhecer o valor desse jogador”, afirmou. “Ele deve ser reconhecido por ser um cidadão corajoso e valoroso, que não deve baixar sua cabeça diante de uma ditadura ideológica”, afirmou a parlamentar em suas redes sociais.

A vereadora também quer aprovar Moção de Solidariedade ao jogador, que segundo ela, foi “perseguido por ativistas do movimento LGBT por declarar discordância com a sexualização de personagens infantis”.

A polêmica em torno de Maurício Souza começou no último dia 15 de outubro, quando o atleta criticou o anúncio de que um herói dos quadrinhos, o novo Superman, seria bissexual. “Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”, disse Souza em publicação no seu Instagram.

Após ser rebatido nas redes sociais por suas falas, Souza retrucou: “Hoje em dia, o certo é errado e o errado é certo. Não se depender de mim. Se tem que escolher um lado, eu fico do lado que acho certo! Fico com minhas crenças, valores e ideias”. Por conta do seu posicionamento, o jogador foi demitido do Minas Tênis Clube. Após o episódio, porém, ganhou 1,5 milhão de seguidores, dentre os quais a vereadora Priscila Costa.

O que diz o Regimento Interno sobre a Medalha Ayrton Senna:

DA MEDALHA DO MÉRITO DESPORTIVO MUNICIPAL AYRTON SENNA
Art. 16.  A Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna é a honraria destinada a agraciar pessoa física ou jurídica que se tenha destacado no âmbito do desporto municipal, em qualquer modalidade esportiva.