Luciano Girão está em seu primeiro mandato como vereador. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

Comemorado nesta quinta-feira (25), o Dia Nacional da Doação de Sangue foi lembrado na Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador Dr. Luciano Girão (Progressistas), em seu pronunciamento, evidenciou a importância da filantropia para a população fortalezense.

Ele salientou a necessidade de haver um grande estoque nos hemocentros da Capital. Caso contrário, a cidade poderá ter um colapso, devido à alta demanda de bolsas de sangue usadas em atendimentos de urgência, cirurgias complexas e outras.

Girão também usou como base, dados do Ministério da Saúde onde mostram uma diminuição na quantidade de pessoas que doaram sangue no Brasil, entre os anos de 2019 e 2020. Há dois anos, 3.271.824 de brasileiros doaram e, no ano passado, 2.958.675, evidenciado uma queda.

Sangue é vida. É essencial. Nós não podemos, na falta deste fluido, injetar apenas soro fisiológico, pensando que resolverá o problemaSem isso não conseguimos viver”.

Por fim, destacou um projeto de Lei, de sua autoria, onde estabelece direitos e deveres do doador de sangue em Fortaleza.

Veja trecho do discurso do vereador Luciano:

Dia Nacional da Doação de Sangue

O Dia Nacional do Doador de Sangue é uma data simbólica criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004. Nesse dia são realizados campanhas com objetivo de sensibilizar e aumentar o número de doadores voluntários de sangue no Brasil, além de conscientizar a população a respeito da sua importância.