A parceria da IncubaUece com o Hub se insere em um momento estratégico, uma vez que a Incubadora da Uece foi recentemente credenciada pelo Cati/MCTI, estando as suas startups aptas a executar projetos de Lei de Informática de grandes empresas de tecnologia. Foto: Reprodução/ UECE

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), através da Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico (IncubaUece), se tornou parceira do Jabil Brasil Centro de Inovação, o primeiro hub de inovação no Brasil totalmente dedicado ao desenvolvimento de hardware, oferecendo o suporte necessário às startups incubadas para o lançamento de produtos e tecnologias no mercado.

O pré-lançamento do Hub acontecerá, de forma virtual, na próxima segunda-feira (8), às 16h. Um dos objetivos do Hub é o de suprir lacunas de conhecimento no desenvolvimento de hardware, permitindo que etapas que atualmente são realizadas apenas em outros países sejam executadas no Brasil.

A parceria da IncubaUece com o Hub se insere em um momento estratégico, uma vez que a Incubadora da Uece foi recentemente credenciada pelo Cati/MCTI, estando as suas startups aptas a executar projetos de Lei de Informática de grandes empresas de tecnologia, como o Jabil. Ao apoiar a indústria de hardware, o Jabil Brasil Centro de Inovação tende a contribuir para o desenvolvimento de produtos nacionais inovadores, o aumento do PIB e a geração de empregos diretos e indiretos.

Para se inscrever e participar do evento online de pré-lançamento do Hub é necessário acessar o site.

Innovate4Health 2021

Vale destacar que a UECE, publicou na última sexta-feira (29), sobre sua participação no Innovate4Health 2021, como única universidade brasileira a integrar o evento acadêmico.

A entidade foi destaque por desenvolver um projeto inovador para o desenvolvimento de um teste rápido para a detecção simultânea de infecções sexualmente transmissíveis. O congresso é promovido pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, uma das maiores entidades de saúde do mundo, localizada em Baltimore, nos Estados Unidos.

Elaborado pelos estudantes de Medicina Humberto Lucca Andrade Moreira, Emanuel Victor da Silva Lima, Pedro Samuel Mendes Carneiro da Ponte e Larissa Ciarlini Varandas Sales, sob orientação da professora Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, o projeto concorreu com outras 70 iniciativas do mundo todo e ficou entre as 12 propostas selecionadas para serem desenvolvidas.

”Trata-se de um grande feito para a UECE. A seleção da nossa proposta mostra que nossos alunos estão preparados para o raciocínio em pesquisa e também em escrita científica, bem como a proposta foi considerada de relevância para impactar positivamente em ações globais de saúde. Estar em um projeto sob a chancela de uma instituição como a Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, uma das instituições acadêmico-científicas mais renomadas do mundo, é, de fato, uma grande conquista para os alunos envolvidos e para o curso de Medicina da UECE, colocando-nos no patamar internacional de participação científica”, avalia a professora Tatiana Bachur.

De acordo com a professora, os trabalhos tiveram início no dia 13 de outubro, de forma online, e devem prosseguir até janeiro de 2022, período em que os alunos terão a oportunidade de trabalhar com líderes globais de saúde para projetar inovações que enfrentarão o desafio intersetorial de doenças infecciosas emergentes – infecções que têm aparecido recentemente em uma população ou que já existiam, mas têm aumentado rapidamente em incidência e alcance geográfico.

Foi justamente a possibilidade de tratar problemas que afetam a vida de pessoas no mundo inteiro que chamou a atenção do estudante Humberto Lucca, de quem partiu a ideia para a inscrição de um trabalho no Innovate4Health 2021. ”O evento tem uma proposta fantástica de reunir jovens que querem apresentar suas ideias de como tornar o mundo um lugar mais seguro e saudável. No mesmo instante em que vi a informação sobre o Innovate4Health 2021, eu entrei em contato com a professora Tatiana, que sabia que iria topar embarcar nessa ideia, e formamos um grupo com ela como orientadora”, conta.

Com informações do Governo do Estado do Ceará