A Atrac é uma organização não governamental fundada em 21 de novembro de 2001. Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou nesta sexta-feira (26) sessão solene para celebrar os 20 anos da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Estado (Atrac) atendendo requerimento do deputado Renato Roseno (Psol).

A Atrac é uma organização não governamental fundada em 21 de novembro de 2001, tendo como missão a melhoria da qualidade de vida das travestis e mulheres transexuais, por meio da construção permanente da cidadania e luta pela garantia de seus direitos.

Conforme o estatuto, a Atrac é uma instituição social e política constituída para fins de coordenação, estudo, proteção, luta, reivindicação e representação legal das travestis e mulheres transexuais do Ceará e expressa o conjunto de reivindicações desse segmento social.

O deputado Renato Roseno ressaltou que o Brasil ainda é o País que mais mata transexuais no mundo, com o registro de 175 assassinatos de travestis e mulheres transexuais somente em 2020, conforme dossiê elaborado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

O parlamentar lembrou que a Atrac é responsável por organizar as mobilizações sociais e as reivindicações por direitos dessa população, e, portanto, essencial na garantia dos direitos, na proteção de travestis e transexuais, na organização política da comunidade e no acompanhamento da violação de direitos humanos com a população LGBTQIA+, tendo conseguido, durante os anos de sua existência, grandes êxitos na política pública referente à população LGBTQIA+.

Veja a fala do deputado Renato Roseno:

Participaram da homenagem: a defensora pública Geral do Estado, Elizabeth Chagas; a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; a Lia Gomes, o secretário municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Cláudio Pinho, além de representantes da Atrac e do Fórum Cearense LGBT.

Com informações da Ascom/ALECE.