Na ausência de programa federal para a habitação, Roseno defendeu operação de crédito do Estado com esse propósito. Foto: ALECE.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram, na manhã desta quarta-feira (24), sem maiores dificuldades, o projeto de Lei do Governo do Estado que dispõe sobre a autorização para o Estado contratar operação de crédito no exterior, com garantia da União, no valor de até US$ 150 milhões.

De acordo com a proposta, o empréstimo deve ser realizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, e terá como destino o financiamento do “Programa de Qualificação da Infraestrutura Rodoviária do Ceará”.

Apesar de destacar a importância da matéria e ter votado favorável, o deputado Renato Roseno (PSOL) destacou a necessidade de se discutir, também, a questão do déficit habitacional cearense. De acordo com ele, o perfil de endividamento do Ceará ainda é saudável, o que permite realizar operações de crédito necessárias para algumas políticas que, em sua avaliação, estão descobertas pelo Governo do Estado.

“A carteira do banco para a infraestrutura também permite operações de crédito para a habitação. O Estado do Ceará está fazendo uma operação de crédito de quase R$ 90o milhões para a infraestrutura viária, mas o Estado também precisa dar uma resposta à destruição do Minha Casa, Minha Vida. São quase 20 mil famílias ameaçadas de despejo no Estado”, lamentou.

O líder do Governo na Casa, Júlio César Filho (Cidadania), destacou que o governador Camilo Santana já vem dialogando com entidades de classe sobre a questão da moradia e levará as demandas de Roseno para que a gestão se posicione. “A gente fica triste que o Governo Federal não tenha dado continuidade ao Minha Casa, Minha Vida, mas é importante trazer para o debate a possibilidade de operação de crédito para a habitação. Agora, o investimento em infraestrutura viária é importante para trazer tranquilidade para o cidadão cearense”, defendeu.

Carlos Felipe (PCdoB), por sua vez, destacou que o Governo do Estado elaborasse um estudo para realizar o mapeamento das condições das estradas cearenses que precisam de reparos para evitar acidentes. “Várias cidades estão preocupadas com áreas críticas das estradas. Em qualquer lugar do Ceará existem pontos críticos. Nessa manutenção proposta, poderia ser feito algo porque os acidentes são repetidos nas mesmas áreas”, disse.