Votação está suspensa por problemas no aplicativo de votação. Foto: Orlando Brito/PSDB.

O ministro Benedito Gonçalves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral),  determinou nesta terça-feira (23/11), a abertura de prazo de dez dias para que o diretório nacional do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) preste esclarecimentos sobre as prévias partidárias que não aconteceram no último fim de semana para a escolha do candidato da legenda à Presidência da República.

“Considerando a repercussão do tema e, ainda, as notas veiculadas no sítio eletrônico do Partido da Social Democracia Brasileira desde a data de ontem (23/11/2021) noticiando a suspensão das prévias partidárias até que solucionadas as intercorrências tecnológicas quanto ao processo de votação, entendo prudente que o exame do pedido liminar ocorra após a legenda prestar as informações cabíveis”, destacou o ministro relator.

A decisão ocorreu em um mandado de segurança impetrado pelo advogado Gustavo Futagami da Silva, eleitor filiado à sigla. Ele pediu a suspensão da convenção nacional dos tucanos até que fossem resolvidas as falhas que afetaram o processo de votação da escolha dos candidatos apresentados pelo partido.

Segundo o advogado, a instabilidade no aplicativo da legenda “fere direito líquido e certo do filiado de escolher, através do voto, o próximo presidenciável do PSDB”.

O partido anunciou nesta quarta-feira (24/11) que um novo aplicativo desenvolvido pela Relatasoft para viabilizar a votação nas prévias do partido foi reprovado nos testes de funcionalidade realizado nesta madrugada. Com isso, os tucanos buscam agora outras empresas na tentativa de encontrar uma solução para a computação dos votos nas eleições internas da legenda.

A eleição foi suspensa no domingo (21/11) depois que o primeiro aplicativo, desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), também apresentou falhas. Os governadores João Doria (SP), Eduardo Leite (RS) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, disputam as eleições internas da sigla.

Em entrevista coletiva na noite de terça-feira (23), o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que o partido estava trabalhando com alternativas paralelas na tentativa de corrigir os erros do aplicativo desenvolvido pela UFRGS e fazendo também testes com mais de uma empresa no desenvolvimento de um novo sistema.

“O PSDB foi vítima de um problema técnico nas prévias para escolher seu candidato à presidência da República e busca meio para retomá-las. Entre as possibilidades, já há empresa que será submetida ao teste de estresse por todas as candidaturas. Mais alternativas estão em análise. Ainda não foi apresentado diagnóstico do ocorrido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), desenvolvedora do aplicativo que apresentou falhas. O fundamental é garantir o voto dos filiados já cadastrados. Os votos já registrados na urna e em aplicativo estão válidos e serão computados”, diz nota do PSDB nacional.

Fontes: site ConJur, TSE e PSDB.