Na noite de ontem (22), Bruno Araújo afirmou que está dedicado totalmente à rápida resolução para continuação das prévias e fez uma ressalva: ”Você que ainda não votou escolha quem será seu candidato”. Foto: Reprodução/ Facebook

Na última segunda-feira (22), o PSDB por meio de suas redes sociais publicou nota oficial esclarecendo os próximos passos a serem prosseguidos pela sigla acerca da votação em escolha pelo candidato à Presidência da República em 2022.

O partido teve complicações no sistema de aplicativos e suspendeu as votações por volta das 18h no último domingo (21). A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, esclareceu que está investigando todas as possíveis causas da instabilidade verificada no app das prévias do PSDB.

A fundação afirmou que ”desde que os primeiros relatos foram informados, os esforços dos técnicos da instituição estão em descobrir a causa da lentidão do sistema. Assim que houver total comprovação, o detalhamento desse ocorrido será levado a público”.

O presidente nacional da sigla, Bruno Araújo lamentou por meio de postagem aos filiados do partido não ter sido possível haver comemorações no dia seguinte as prévias, haja vista a pane nos sistemas de votação. Ele destacou todo o empenho do PSDB que há meses planejava para que o pleito ocorresse da melhor maneira e destacou que está se empenhando para concluir as votações o mais rápido possível.

A sigla confirmou que até o próximo domingo (28), haja conclusão das prévias e então escolhido o candidato à presidente do Brasil. A nota oficial diz:

A votação para escolha do candidato do PSDB à presidência da República será concluída até o próximo domingo, dia 28. A decisão foi tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos.

O partido ainda aguarda manifestação da empresa contratada, a Faurgs. Se, até esta terça-feira, ela não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez da solução contratada, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias.

Em qualquer alternativa, a integridade do processo eleitoral será rigorosamente observada. Como afirmado em nota divulgada ontem, até o momento a Faurgs não apresentou conclusões sobre as razões das dificuldades.
Reiteramos que todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados.

Declaração do Presidente Nacional do PSDB 

Tucanas e tucanos,
Nos últimos meses, de forma exaustiva, toda equipe que faz o PSDB preparou com muito carinho e enorme dedicação uma festa para no último domingo escolhermos o primeiro candidato à presidência com a participação de todos os filiados. É antes de tudo uma aposta na democracia. Eu mesmo, como voluntário do partido, tenho me dedicado integralmente ao projeto.
Lamentamos muito que um problema técnico no aplicativo desenvolvido para as prévias nos obrigou a não concluir uma comemoração que começou bonita pela manhã. Várias instituições e empresas de tecnologia, todas muito respeitadas, participaram da concepção e estão envolvidas no processo de correção da falha para que a votação continue.
Todas as nossas energias estão concentradas para você que ainda não votou escolha quem será seu candidato à presidência da República. Contem com o nosso total e absoluto empenho para concluirmos a votação o mais rápido possível.
Vamos em frente!
Bruno Araújo
Presidente Nacional do PSDB