Dr. Vicente Pinto (PT) é médico psiquiatra e lamenta existirem apenas 6 CAPS gerais na Capital. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

O vereador de Fortaleza, Dr. Vicente (PT), foi ao púlpito da Casa na sessão desta quarta-feira (24) para solicitar da Prefeitura Municipal maiores investimentos no atendimento à saúde mental da população.

Ele citou a quantidade de Secretarias Executivas Regionais (SER) existentes na Capital – 12 atualmente, e pediu que haja mais equipamentos públicos de saúde em cada SER, como os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Nossa cidade tem quase três milhões de habitantes e temos 12 Regionais. Em cada Regional era para existir um CAPS geral, um CAPS Álcool e Drogas (AD) e um CAPS infantil. Hoje temos seis CAPS gerais, seis ADs e dois para o público infantil“, disse.

Vicente, que é médico psiquiatra, relatou a existência de uma grande procura a estes órgãos da Prefeitura.

O petista também disse sentir falta de uma clínica de emergência psiquiátrica municipal, já que, hoje, existe apenas uma no Hospital de Saúde Mental de Messejana, vinculado ao Governo do Estado do Ceará.

Ademais, o parlamentar pediu ao Executivo a criação de leitos de psiquiatria em alguns hospitais gerais, como o César Cals, HGF e o Frotão – IJF. “Nesses locais, há sempre pacientes internados com transtornos psiquiátricos e, apresentam, de vez em quando, algum tipo de surto. E não há médicos psiquiatras para acompanhar este enfermo”, informou.

Por fim, lembrou da falta de assistência dada à saúde mental aos moradores de rua. “A rede de assistência à saúde mental é grande. Era para ter pessoas que trabalhassem atendendo à população de rua, em consultórios de rua, com psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e enfermeiros“, sugeriu.