Acrísio Sena acredita que o novo partido União Brasil, no Ceará, ficará sob o comando do senador Chiquinho Feitosa. Foto: ALECE.

As recentes parcerias administrativas entre prefeitos eleitos pela oposição com o governador Camilo Santana (PT) podem configurar, muito em breve, em alinhamento político no Ceará. A avaliação é do deputado Acrísio Sena (PT), que em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (04), apontou que uma eventual candidatura da bancada oposicionista no Estado está “derretendo”, enquanto que a base governista se fortalece.

Acrísio Sena lembrou importantes parcerias entre as gestões municipais de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte com o Executivo estadual com foco político eleitoral entre Camilo e os respectivos prefeitos desses municípios.

Na quarta-feira (03), inclusive, o deputado Delegado Cavalcante (PTB), que faz oposição ao Governo, subiu à tribuna e chamou o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, de “traíra” por ter se alinhado com o grupo liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes.

“É visível o processo de desidratação da base política do Capitão Wagner. O primeiro movimento dessa desidratação do Wagner no Ceará foi a articulação política do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que fez uma atitude correta nessa articulação inicialmente administrativa, evoluindo para uma parceria também política. Vitor Valim mostra sinais de aproximação com o senador Cid Gomes e com o governador Camilo Santana”, disse o petista.

Na mesma linha, ele aponta que há contatos preliminares com prefeitos de Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Maracanaú, que, segundo disse, há aproximação administrativa com o governador Camilo Santana. Por conta disso, ele parabenizou a capacidade de diálogo e aglutinação política da gestão do chefe do Estado com esses municípios.

“Derrete de forma acelerada, no semiárido cearense, a pretensa candidatura ao Governo do Estado do deputado federal Capitão Wagner” – (Acrísio Sena)

Ele apontou, ainda, a posse do senador Chiquinho Feitosa (DEM), no Senado Federal, como uma ação simbólica, visto que no encontro se encontravam representados os poderes do Estado, na figura do governador Camilo e do presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT); e o poder municipal, na figura do prefeito de Fortaleza, Sarto, e do presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Segundo Acrísio Sena, a força política representada na solenidade evidencia a possibilidade de êxito de Feitosa na disputa pelo comando cearense do novo partido União Brasil formado pela fusão do DEM e PSL.

Veja trecho do discurso de Acrísio:

No Ceará, o PSL, que é oposição, é dirigido por pessoas ligadas a Capitão Wagner. Já o Democratas, é presidido por Chiquinho Feitosa e faz parte da base de sustentação política tanto no Governo do Estado quanto na Prefeitura de Fortaleza. “Eu diria que o senador Cid Gomes fez uma articulação perfeita. Isso equivale a dizer que o União Brasil, no Ceará, estará do lado do campo democrático e popular. Eu diria que essa estratégia, coordenada por Cid Gomes significa, concretamente, a desidratação e derretimento da candidatura de oposição no Ceará”, concluiu o petista.