Deputado David Durand, vereador Ronaldo Martins e deputado Capitão Wagner. Foto: Miguel Martins.

Ao que tudo indica, o Partido Republicanos ainda não fechou questão sobre apoio a uma eventual candidatura de Capitão Wagner (PROS) ao Governo do Ceará em 2022. De acordo com o presidente estadual da legenda, vereador Ronaldo Martins, a definição sobre com quem deve se coligar só será acertada na data-limite, no próximo ano.

Recentemente, conforme publicado pelo Blog do Edison Silva, Martins esteve dialogando com membros da base governista, dentre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), para tratar sobre possíveis alianças para o pleito vindouro. No entanto, o partido já havia negociado apoio a Capitão Wagner, que, inclusive, se comprometeu em filiar a esposa, Dayany Bittencourt, ao partido, o que aconteceu em junho passado.

A ideia é que Bittencourt seja “puxadora de votos” e consiga eleger dois nomes a deputado federal pelo Republicanos do Ceará. No entanto, pelos cálculos de Martins, isso não seria possível apenas com o somatório dos sufrágios dos dois (dele e de Dayany). O dirigente quer maior garantia para que a legenda lance mais candidatos e eleja o maior número de parlamentares para a Câmara Federal.

Wagner, por outro lado, destaca que o acordo feito falava apenas na filiação de sua esposa. O Republicanos é um partido cobiçado pelas lideranças políticas locais devido o tempo de televisão que permite maior espaço para um eventual candidato. No início de 2020, a legenda rompeu com o então prefeito Roberto Cláudio (PDT) e decidiu apoiar Capitão Wagner nas eleições municipais em Fortaleza.

Questionado sobre a definição de apoio, Ronaldo Martins destacou que nada está fechado ainda, o que só deve acontecer no próximo ano. “Estamos focados na montagem das chapas. Decisão para onde o partido vai, ficará para o próximo ano”, destacou.