Roberto Cláudio participou da conferência na Câmara Municipal que contou com a presença de prefeitos e vereadores da Região Metropolitana de Fortaleza. Foto: Miguel Martins.

O ex-prefeito de Fortaleza e presidente municipal do PDT, Roberto Cláudio, participou na manhã desta segunda-feira (08), da Conferência Vozes da Retomada, na Câmara Municipal. Em entrevista coletiva, o pedetista afirmou que a falta de protagonismo do Governo Federal no combate à pandemia da Covid-19 possibilitou um maior protagonismo de estados e municípios, o que é um fato novo desde a redemocratização do Brasil.

Segundo ele, o que se percebeu durante mais de um ano de pandemia foi uma certa ausência de uma postura “agregadora, assertiva e propositiva” do Governo Federal, o que abriu espaço e certa contingência para um novo papel de municípios e governos estaduais. “Boa parte das respostas, inclusive, econômicas e emergenciais, que deveriam ter acontecido de forma complementar por municípios e estados, foram feitas quase que exclusivamente por esses entes da federação nacional. Esse protagonismo é um dado novo no cenário democrático brasileiro”.

Conforme afirmou, a despeito da Constituição brasileira ter delegado essas responsabilidades e autonomias complementares aos Estados e Municípios, a necessidade pela falta de liderança da União, de forma agregadora, acabou impondo a esses entes, “de forma heroica, terem dado respostas interessantes”.

Roberto Cláudio, que atuou no combate à pandemia no ano de 2020, afirmou que a experiência demonstrou aprendizado entre os mais diversos setores da sociedade. Segundo ele, vereadores foram preponderantes na construção de leis que ajudaram a estabelecer normas que vieram beneficiar boa parte da população mais vulnerável.

Veja trecho da entrevista de Roberto Cláudio: