Por serem aliadas da gestão do prefeito Sarto (PDT) e do governador Camilo (PT), a tendência é que as vereadoras Ana do Aracapé e Tia Francisca deixem o PL. Foto: CMFor.

A situação do Partido Liberal (PL) no Ceará deve se modificar de forma considerável com um eventual ingresso do presidente da República, Jair Bolsonaro, na legenda. Alguns parlamentares pretendem deixar a sigla, enquanto outros, da ala bolsonarista no Estado só aguardam a filiação do chefe do Executivo federal para seguir o mesmo rumo que ele.

Há quem defenda, inclusive, que a agremiação passe a fazer oposição à gestão do governador Camilo Santana (PT) e ao grupo liderado por Ciro e Cid Gomes (PDT).

Deputada Dra. Silvana defende que o Partido Liberal no Ceará se alinhe a Bolsonaro após filiação do presidente

Na Câmara Municipal de Fortaleza, toda a bancada do PL, formada pelas vereadores Ana do Aracapé e Tia Francisca, que são ligadas ao prefeito Sarto e ao governador Camilo Santana, já decidiu que deve deixar os quadros da legenda, caso se confirme a filiação de Bolsonaro.

No início da semana, todos os presidentes estaduais do partido, dentre eles o prefeito do município do Eusébio, Acilon Gonçalves, presidente estadual da sigla no Ceará, estiveram presentes com a executiva nacional, onde concordaram com a ida do presidente para o partido.

Ao Blog do Edison Silva, a vereadora Ana do Aracapé confirmou que não existe possibilidade de permanência no partido com a entrada de Bolsonaro, uma vez que em Fortaleza ela está atrelada a grupo político opositor ao presidente. A parlamentar, junto com Tia Francisca, buscava uma audiência com Acilon Gonçalves para tratar desse ponto. Até a conclusão dessa matéria, o dirigente não havia se reunido com as duas vereadoras.

Caso a saída das duas parlamentares se concretize, após ingresso de Bolsonaro, o PL não ficará sem representantes na Câmara de Fortaleza. Isso porque os vereadores bolsonaristas Carmelo Neto (Republicanos) e Inspetor Alberto (PROS) já informaram que estão apenas aguardando o ato de filiação do presidente para que eles, também, ingressem na legenda.

Aliados

Na Assembleia Legislativa do Ceará, a tendência é que a sigla também se fortaleça com a ida de Bolsonaro para o PL. Isso porque o partido pode agregar André Fernandes, que atualmente está no Republicanos. O parlamentar foi o deputado mais bem votado de 2018 e tem intenção de disputar uma vaga na Câmara Federal. Única representante do partido no Legislativo estadual, deputada Dra. Silvana, defende que a presidência do partido no Ceará se alinhe com o pensamento ideológico do presidente da República.

Conforme o Blog do Edison Silva já informou, Dra. Silvana quer que o deputado federal Dr. Jaziel (PL), marido dela, lidere o partido no Ceará. Isso porque, segundo disse, ele foi eleito pelo partido em 2018 e é um dos parlamentares cearenses mais fiéis às pautas bolsonaristas.

O prefeito Acilon é o presidente estadual sigla e o deputado federal Júnior Mano é o vice-presidente. Ambos são aliados de Camilo Santana (PT) e do grupo liderado por Ciro e Cid Gomes (PDT) no Ceará.