André Mendonça é ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União. Foto: Anderson Riedel/PR.

A sabatina de André Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal será na quarta-feira (01/12), a partir das 9h. O presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), escolheu a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) como relatora da indicação do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Eliziane Gama, que é evangélica, afirmou que a escolha de seu nome demonstra o respeito de Davi pela diversidade religiosa e é um sinal de prestígio para a Bancada Feminina. É a primeira vez que uma senadora relata uma indicação ao STF. Eliziane afirmou que seu relatório terá como foco analisar o currículo e a capacidade técnica do indicado.

— Eu vejo que o convite vindo a mim por parte do presidente Davi é um sinal de prestígio à bancada feminina e aos evangélicos e demonstra claramente o seu respeito pela diversidade religiosa no Brasil. Como relatora, eu vou me pautar por informações e também pela boa técnica legislativa, sem qualquer preconceito político, idelógico e muito menos religioso. O que importa neste momento é o currículo e a capacidade técnica do indicado — afirmou a senadora.

André Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 13 de julho. A mensagem com a indicação (MSF 36/2021) chegou à CCJ no dia 18 de agosto. Ao longo de quase quatro meses, senadores cobraram a sabatina do indicado.

Diplomatas

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, nesta terça-feira (30), 10 indicados pelo presidente da República para missões brasileiras no exterior. Para serem confirmadas, essas indicações ainda devem ser votadas pelo Plenário do Senado, o que pode ocorrer ainda esta semana. Todos foram aprovados por unanimidade com 17 votos.

Foram quase seis horas ininterruptas de reunião, em que todos os indicados defenderam a melhoria das relações internacionais brasileiras. Eles apresentaram prioridades e metas para suas futuras gestões e responderam a perguntas de senadores. Dos dez sabatinados hoje, duas eram mulheres e foram as primeiras a serem questionadas.

A presidente da CRE, senadora Kátia Abreu (PP-TO), afirmou que com este segundo “mutirão” de sabatinas, a comissão “termina o ano com uma performance muito boa porque não ficará praticamente ninguém pendente de sabatina para postos determinados, um dependendo do outro.” O primeiro esforço foi na quinta-feira (25), com 11 indicados.

— Organizar os postos é quase que um serviço de inteligência artificial, porque um posto depende de outros atrás e de outros adiante. Então, para que todos se acomodem ao mesmo tempo, é necessário ter essa visão completa de todos os postos. Muitos aqui, se não fossem sabatinados, impediriam muitos dos outros de tomar posse. Os 17 que estão esperando — 17 é o total —, sem vocês, também não teriam condições de se localizar nos postos de destino aprovados pelo Senado Federal — explicou a senadora.

Fonte: Agência Senado.