Para Léo Couto, as críticas mais extremistas são feitas por aqueles que são pretensos candidatos em 2022. Foto: CMFor.

Nas últimas semanas, a oposição bolsonarista na Câmara de Fortaleza e na Assembleia Legislativa do Ceará tem aumentado o tom de críticas contra as gestões do prefeito Sarto (PDT) e do governador Camilo Santana (PT). Pautas de cunho comportamental e denúncias sobre áreas complexas como a Saúde e a Segurança têm sido o foco dos opositores.

Para o presidente do PSB na Capital cearense, o vereador Léo Couto, essas investidas têm como objetivo criar conteúdo para as redes sociais e colocar parlamentares que são pretensos candidatos ao pleito do próximo ano em evidência.

De fato, alguns vereadores com atuação mais comedida até meados do ano passado, passaram a ter maior protagonismo na tribuna do plenário Fausto Arruda e têm, cada vez mais, publicado parte dos seus pronunciamentos, aqueles mais agressivos, nas redes sociais. A chegada de parlamentares que foram eleitos graças ao uso deste tipo de mecanismo, também colaborou para que demais opositores passassem a utilizar suas falas com mais ênfase.

Pretensa candidata à deputada federal em 2022, Priscila Costa (PSC) tem investido pesado em pautas de cunho comportamental, comprado verdadeira briga contra o Governo do Estado, mais recentemente, no que diz respeito ao “passaporte da vacina”.

Julierme Sena (PROS), que também sonha em atuar na Câmara Federal, desde meados de 2020 vem adotando uma postura de maior participação na Casa, principalmente em ataques ao presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Carmelo Neto (Republicanos) e Inspetor Alberto (PROS) estão no primeiro mandato como vereadores, e surgiram através de publicações polêmicas nas redes sociais, bem como pelo apoio de setores conservadores da sociedade local. Os dois também têm pretensões eleitorais em 2022, e são aqueles, com o viés bolsonarista, mais em evidência na Casa.

Outro que vem se destacando em pautas polêmicas, principalmente as comportamentais, é o vereador Jorge Pinheiro (PSDB). O parlamentar ainda não confirmou se será candidato a algum cargo eletivo em 2022, mas vem se posicionando cada vez mais contra a gestão do prefeito Sarto.

Para o líder do PSB, o púlpito da Câmara Municipal está sendo utilizado, com discursos extremistas, por aqueles que serão candidatos em 2022. “Quando é para dizer que a vacinação está chegando, para dizer que é uma coisa boa, a ala bolsonarista sobe ali para fazer palanque, principalmente quem será candidato em 2022. Reparem bem como aquele púlpito ali está servindo de palanque eleitoral, e há extremismo”, disse Léo Couto.

Segundo ele, toda essa situação só se tornou possível graças ao tensionamento causado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que ainda se apresenta como uma pessoa que não se vacinou contra a Covid-19. “Qual o exemplo que esse presidente está dando para a população do Brasil? Você, fortalezense, analise o pronunciamento de cada um e tire suas conclusões”, apontou Léo Couto durante sessão ordinária.