Foto: Reprodução.

Até o fim deste mês de novembro vai estar nas livrarias o novo trabalho do Cientista Político, Filomeno Moraes, intitulado “Estado, Constituição e Instituições Políticas – Aproximação da proposta da Reforma Política Brasileira”.

leitmotiv do volume é a conjuntura política co-constitucional, em que, inevitavelmente, teve-se de agregar por dever de ofício algumas gotas de história político-constitucional, e algum tipo de descrição acerca do emaranhado de estruturas e processos políticos que fazem o Brasil. Ao fim e ao cabo, tem como objetivo mais recôndito o de contribuir para o que se denomina a Reforma Política brasileira, pois, se há coisa recorrente no Brasil é o eterno retorno da Reforma Política, tal qual na consideração de Nietzsche (2012.p 205), em que um aparece a alguém para lhe dizer que “esta vida, como você a está vivendo e já viveu, você terá de viver mais uma vez e por incontáveis vezes, e nada haverá de novo nela”.

Filomeno Moraes é Doutor em Direito (Universidade de São Paulo); Mestre (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro) e Livre-docente (Universidade Estadual do Ceará) em Ciência Pública. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Valência (Espanha). Professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará. Autor e coautor de diversos artigos científicos, e autor, coautor, organizador e coorganizador de diversos livros e coletâneas.

São alguns dos trabalhos de Filomeno Moraes:

– Fazendo valer as regras do jogo: contornos eleitorais e partidários, instituições e democracia, 2019 (Coorganizador)
– Justiça Eleitoral, controle de eleições e soberania popular, 2016 (Coorganizador)
– Política e direito em Norberto Bobbio: luzes para a liberdade, a igualdade, a democracia e a república, 2014 (Organizador)
– A constituição econômica brasileira: história e política, 2011 (Autor)
– Contrapontos: democracia, república e constituição no Brasil, 2010 (Autor)
– Direito Constitucional contemporâneo: estudos em homenagem a Paulo Bonavides, 2005 (Coorganizador)
– Teoria da Constituição: estudos sobre o lugar da Política no Direito Constitucional, 2003 (Coautor).