João Dória participou de encontro com tucanos em Fortaleza. Ao lado dele, deputados e lideranças do PSDB Ceará. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O governador de São Paulo, João Doria Jr, participou de evento em Fortaleza, na sexta-feira (05), em busca de apoio para sua postulação interna no PSDB à Presidência da República. Deputados tucanos, de ala dissidente, demonstraram apoio ao nome do tucano nas prévias da agremiação que acontecem no próximo dia 21 de novembro.

Além de Doria, também estão na disputa o governador tucano do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Artur Virgílio.

Confirmaram apoio ao nome de Doria, o deputado federal Danilo Forte; e os deputados estaduais Fernanda Pessoa e Nelinho Freitas.

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, o ex-governador Lúcio Alcântara, e o ex-prefeito de Russas, Raimundinho da Funerária, também participaram do evento em apoio ao governador de São Paulo. Principal liderança do PSDB no Ceará, o senador Tasso Jereissati, apoia o candidato Eduardo Leite e não compareceu ao encontro.

“Não tenho a menor dúvida, Doria, de que você é quem melhor reúne as condições para governar o Brasil. O senhor pode fazer uma transformação neste país. E o momento para o PSDB dar sua contribuição vai ser agora, dia 21 de novembro. A melhor contribuição para o Brasil de hoje é indicar João Doria a presidente da República”, disse Danilo Forte no encontro.

Fernanda Pessoa afirmou que João Doria “é o melhor para o Brasil”. Já Nelinho, parabenizou João Doria por sua administração à frente do governo de São Paulo. “O que o senhor fez lá para gerar milhares de empregos mostra a sua competência e o seu modelo de gestão. Por essa e outras razões quero aqui declarar o meu apoio a Doria nas prévias do PSDB”, disse.

Tasso Jereissati

Em discurso, Dória destacou suas propostas para o Brasil nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e políticas públicas de proteção social. Também fez um balanço das ações para enfrentamento da pandemia da covid-19 e a conquista da primeira vacina do Brasil, pelo Instituto Butantan. E apresentou exemplos do que vem fazendo no governo de São Paulo. “Trouxemos inúmeros resultados para São Paulo, respeitar o teto de gastos, com responsabilidade fiscal. Porque fizemos o dever de casa, fizemos as reformas necessárias, a administrativa e da previdência”.

Dória disse que conversou com Tasso Jereissati um dia antes do evento para convidá-lo a comparecer no encontro. O que não aconteceu. “Falei longamente ontem com Tasso, com quem tenho relação muito respeitosa, fluida. Tasso me atendeu com carinho e foi extremamente gentil comigo”, relatou Doria, em entrevista coletiva.

Na véspera de sua chegada à Fortaleza, Doria conversou com o presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, comunicando sua visita ao Ceará, mas falaram pouco sobre o evento político depois que Pontes disse não poder ir recebê-lo por está convalescendo de consequências da Covid-19. Depois disso, eles passaram a conversar sobre saúde.