Vitor Valim e Camilo Santana durante inauguração do Setor 2 da ZPE em Caucaia. Foto: Reprodução/Facebook.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PROS), participaram, na manhã desta terça-feira (16), de mais uma solenidade de entrega de equipamento, demonstrando o fortalecimento da parceria administrativa entre os dois. Aliados do chefe do Executivo Estadual acreditam que a aliança político-eleitoral é apenas questão de tempo.

Durante o evento, os dois inauguraram o Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), do Complexo do Pecém, que fica no Município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O espaço deverá receber plantas industriais de produção de hidrogênio verde, entre outros empreendimentos.

O governador Camilo Santana destacou o trabalho que vem sendo feito na região para dotar o espaço de infraestrutura e, consequentemente, atrair mais empresas.

“Essa ação é uma entre as outras que o Governo tem feito em infraestrutura.  Estamos reunindo cada vez mais todas as condições para transformar o Ceará em hub tecnológico, portuário, aéreo e, se Deus quiser, de hidrogênio verde. A gente pode mudar o perfil econômico do estado nos próximos dez anos”, enfatizou o governador.

Valim reforçou o compromisso em contribuir para a chegada de novas empresas e ajudar na geração de emprego e renda. “Uma coisa que eu não poderia deixar ir na contramão do desenvolvimento que o Governo do Estado vem fazendo, é a alíquota máxima de isenção que o Governo Municipal poderia dar para que mais indústrias se instalem na ZPE, e assim vai ser feito. A isenção de pontos percentuais de ISS, que passará de 5% para 2% a todas as indústrias que se instalarem na ZPE”, comunicou o gestor municipal.

A proximidade entre Camilo e Valim tem incomodado membros da bancada de oposição, visto que em 2020 o prefeito foi eleito no arco de aliança do opositor deputado federal Capitão Wagner (PROS).

Na Assembleia Legislativa, Delegado Cavalcante (PTB) chegou a dizer que o gestor municipal havia “se vendido” para o Governo. Já Acrísio Sena (PT) e Salmito Filho (PDT) destacaram a importância dessa união para o desenvolvimento local e sinalizaram uma possível aliança política-eleitoral entre o governador e o chefe do Executivo de Caucaia.