Ministro do MDR, Rogério Marinho, presidente Jair Bolsonaro, e o general Carlos César Araújo Lima, superintendente da Sudene. Foto: Ascom/Sudene.

O general reformado, Carlos César Araújo Lima, é o novo superintendente da Sudene – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. A posse se deu em Brasília em cerimônia realizada na segunda-feira (22) no gabinete do Ministério do Desenvolvimento Regional e foi conduzida pelo titular da pasta, o ministro Rogério Marinho.

Ele é o sétimo cearense a comandar a Autarquia. O órgão estava sob o comando, interinamente, do diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE).

Ao ser empossado, o novo superintendente fez questão de ressaltar que é cearense e que, portanto, conhece profundamente as limitações e, também, as possibilidades do Nordeste.

“Ao sair do Exército Brasileiro, imediatamente, eu fui trabalhar no Governo do Estado do Rio Grande do Norte, na Secretaria de Recursos Hídricos, onde eu tive a oportunidade de conhecer praticamente todo o interior do Nordeste e, depois de algumas experiências, vi que é possível ampliá-las para todo o Nordeste. A minha intenção é exatamente essa, contribuir com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reduzindo os desequilíbrios regionais”, afirmou.

“Darei continuidade ao que já estava planejado. Como nordestino e como militar que sou, quero cumprir a missão institucional da Sudene, contribuindo para que possamos reduzir os desequilíbrios sociais, ajudando ao máximo a população de baixa renda para que ela possa ter acesso aos recursos disponibilizados pelo Estado por intermédio da Sudene”, disse o novo superintendente.

Araújo Lima também adiantou como pretende conduzir sua gestão à frente da superintendência: “Buscar o máximo de alinhamento com o Ministério do Desenvolvimento Regional e, ao mesmo tempo, estar aberto às instituições que pensem da mesma forma que nós. Queremos ouvir propostas, discutir ideias, sempre preocupado em tornar nossas ações mais ágeis, modernas e eficazes. Quero conduzir uma gestão de acompanhamento e fiscalização de tudo que está sendo disponibilizado aos municípios e estados”.

Perfil

Natural de Fortaleza, o cearense Carlos César Araújo Lima tem 64 anos. É pós-doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e especialista em Logística Militar. Também possui bacharelado em Administração de Empresas pela Academia Militar das Agulhas Negras e MBA em Administração (Fundação Getúlio Vargas).

O superintendente da Sudene possui vasta experiência nacional e internacional como Oficial Intermediário, Oficial Superior e General do Exército Brasileiro. Foi assessor militar nas Secretarias de Assuntos Estratégicos e de Acompanhamento e Estudos Institucionais, ambas da Presidência da República. Também exerceu a função de subchefe tanto na área de Integração Logística como de Assuntos Internacionais no Ministério da Defesa. Também atuou como Subcomandante Logístico do Exército Brasileiro, sendo responsável, por dois anos, pela logística militar terrestre de toda a tropa nacional.

Araújo Lima também foi comandante da 10ª Região Militar (Fortaleza/CE) entre 2013 e 2014, quando conduziu, entre outros projetos, a Operação Carro Pipa responsável pela distribuição de água para a população carente do interior dos Estados do Ceará e Piauí, e a perfuração de polos pelas unidades de engenharia sob seu comando.

Desenvolvimento da Região Nordeste

A Sudene é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, criada para promover o desenvolvimento includente e sustentável da região Nordeste. Integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, a Sudene é vinculada ao MDR e tem, entre outras atribuições, a formulação de planos e diretrizes para o desenvolvimento de sua área de atuação e o apoio, em caráter complementar, a investimentos públicos e privados nas áreas de infraestrutura econômica e social, capacitação de recursos humanos, inovação e difusão tecnológica, políticas sociais e culturais.

Com informações da Ascom/Sudene e da Ascom/MDR.