O debate atendeu solicitação do presidente do colegiado, deputado Bruno Pedrosa (PP). Foto: ALECE.

A Frente Parlamentar de Energias Renováveis da Assembleia Legislativa do Ceará discutiu na segunda-feira (22/11), no auditório Murilo Aguiar, a implantação do projeto Energia Solar para Todos em unidades habitacionais e comunidades carentes do Ceará.

O debate atendeu a solicitação do presidente do colegiado, deputado Bruno Pedrosa (PP).

De acordo com o parlamentar, o projeto Energia Solar para Todos visa democratizar o acesso à energia solar no Ceará para a população de baixa renda. Segundo ele, a população convive com alta no valor da energia elétrica e com serviços de baixa qualidade.

“Segundo o Ibope, 93% da nossa população quer produzir a sua própria energia e, assim, há demonstração de demanda social para esse projeto”, assinalou.

O parlamentar anunciou, no fim do debate, que vai levar o assunto ao governador Camilo Santana em reunião a ser marcada para discutir a implantação da proposta no Estado.

Segundo o idealizador do projeto, Robert Burns, a energia solar foi implantada em vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Amazonas. Para ele, os recursos para a instalação do beneficio “existem” e por isso a energia foi instalada em 72 municípios do estado de São Paulo em conjuntos habitacionais e comunidades carentes. Ele defendeu ainda que o acesso à energia solar para as comunidades pode gerar uma economia no valor de até 90% na conta de energia elétrica.

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) ressaltou a necessidade de democratizar a energia solar para a população de baixa renda. O parlamentar salientou que a energia solar é uma demanda dos dias atuais, entretanto ainda está segmentada e setorizada.

“Queremos democratizar isso, não é mais algo fantasioso, é algo que está presente em vários lugares e precisa-se democratizar”, reforçou.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea), Emanuel Mota, analisou que, pela tendência do uso de carros elétricos entre outros produtos nas residências, o atual sistema de geração de energia utilizada no Brasil vai ficar “sufocado”. Ele disse que o Brasil não conta com “grandes quedas d’água para suprir energia”, por isso, segundo ele, deve ser incentivado o uso da energia fotovoltaica. “A energia fotovoltaica realmente é o caminho”, enfatizou.

O representante da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Construção Civil do Ceará, Rodrigo Botelho, frisou que o Ceará tem um enorme potencial para gerar energia solar e que o Estado pode ser autônomo em geração de energia, desde que tenha investimentos na área. Ele disse ainda que espera que o “Governo do Estado seja sensível à proposta”.

A Frente Parlamentar de Energias Renováveis da Assembleia Legislativa é composta ainda pelos deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Davi de Raimundão (MDB).

Fonte: ALECE.