Senador Cid Gomes tem participado de forma mais ativa dos últimos encontros regionais do PDT. Foto: Reprodução/Instagram.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou, na manhãs de sábado (20) de domingo, mais dois encontros regionais, que têm como metas trabalhar pela unidade partidária e apresentar potenciais nomes da legenda para a disputa ao Governo do Estado em 2022.

A reuniões, ocorridas nas cidades de Russas e Redenção, foram marcadas por elogios ao presidenciável Ciro Gomes e críticas ao Governo do presidente Jair Bolsonaro.

Dos nomes colocados pelo PDT como potenciais candidatos à sucessão do governador Camilo Santana (PT), compareceram o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e o deputado federal Mauro Filho; além do senador Cid Gomes. A vice-governadora Izolda Cela não esteve presente em Russas, mas compareceu ao de ontem em Redenção.

O ex-prefeito Roberto Cláudio, mais uma vez, destacou a importância de se eleger quadros que garantam a continuidade do projeto empreendido pelo seu grupo político no Ceará, que segundo ele, tem sido referência para o Brasil. “Mas é preciso ter humildade, decência e espírito de compromisso com o povo para aprimorar o que precisa ser aprimorado e continuar inovando”, defendeu.

Em Russas, o senador Cid Gomes, por sua vez, destacou a impopularidade de Jair Bolsonaro entre os brasileiros, que segundo disse, querem ver o chefe do Poder Executivo “pelas costas”. Outros pedetistas participaram do encontro e se revezaram entre críticas ao Governo Federal e defesa da candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República no próximo ano.

Deputado Salmito Filho destacou que o “Auxílio Brasil”, projeto do Governo que visa substituir o Bolsa Família, não chega a ser um programa e foi feito para durar apenas durante ano eleitoral. Para ele, é importante que a população esteja ciente desta situação, para evitar que seja enganada. “Está mais do que na hora de elegermos alguém que representa liderança, experiência política e qualidade. E esse nome, para nossa honra, é do PDT e do Ceará, que é o Ciro”, defendeu.

O deputado federal Eduardo Bismarck afirmou a necessidade de não se fazer oposição por oposição na Câmara Federal, mas também de propor soluções para o País. Ele destacou que tem atuado tendo o senador Cid Gomes e o deputado federal André Figueiredo como referências. Recentemente, o parlamentar votou favorável, no primeiro turno, à PEC dos Precatórios junto com outros pedetistas, o que fez Ciro Gomes suspender sua pré-candidaturas à Presidência da República.

O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, por sua vez, destacou que estamos há menos de 11 meses para o pleito eleitoral do próximo ano, o que será decisivo para o futuro do País. Ele também enalteceu o trabalho de Cid Gomes quando esteve à frente do Governo do Estado e da importância do apoio à candidatura de Ciro Gomes em 2022.

Presidência

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique, também participou do encontro e durante sua fala, afirmou que cada vez mais vai “vestir a camisa do PDT” em defesa da candidatura de Ciro à Presidência e do nome que for escolhido pelo partido para a sucessão de Camilo Santana “para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento que foi iniciado pelo nosso ex-governador Cid Gomes”.

Após a apresentação de Henrique, ele foi chamado de “deputado” pelo presidente do PDT, André Figueiredo. Segundo o dirigente, foi um ato falho por estar “me antecipando aos fatos”. O vereador é pré-candidato a um dos 46 assentos na Assembleia Legislativa do Ceará.