Governador Camilo Santana ao lado de aliados da bancada cearense no Congresso Nacional durante visita às obras do Hospital Universitário da UECE. Foto: Reprodução/Instagram.

A visita do governador Camilo Santana (PT) e parlamentares da bancada cearense no Congresso Nacional às obras do Hospital Universitário da UECE – Universidade Estadual do Ceará se transformou em ato político ao reunir o chefe do Poder Executivo com seus aliados. Durante o encontro, o governador agradeceu a 17 dos 22 deputados federais que têm ajudado o empreendimento ao encaminhar emendas parlamentares ao projeto. Os senadores Tasso Jereissati, Chiquinho Feitosa e Cid Gomes também foram mencionados por ele.

Cid Gomes, inclusive, foi um dos presentes à visita realizada na manhã desta segunda-feira (22) no local das obras, no bairro Itaperi, em Fortaleza. O senador destacou a importância do novo Hospital para o atendimento da população da Região Metropolitana de Fortaleza, assim como para a formação dos estudantes dos cursos da área da saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

“Essa obra atende a uma demanda reprimida da Região Metropolitana, que passa a ter aqui seu hospital de referência. E atende ainda a um esforço de formação de profissionais. A UECE abriu um curso de Medicina muito conceituado e os estudantes passarão a ter aqui seu ponto de formação, de aperfeiçoamento e de especialização”, explicou Cid.

As obras do novo hospital foram iniciadas em janeiro deste ano e representam investimento de mais de R$ 274 milhões. O equipamento será o maior do Estado e um dos maiores do Norte-Nordeste, com 655 leitos.

Durante discurso, Camilo Santana agradeceu aos 17 deputados federais e três senadores da bancada cearense – Cid Gomes, Tasso Jereissati e Chiquinho Feitosa – que encaminharam emendas  para viabilizar a construção do Hospital. “Os senhores fazem parte da história desse hospital, que ajudará muito a todos os cearenses”, disse.

Cid Gomes enfatizou o esforço da maioria da bancada federal em alocar os recursos das emendas de bancada para a obra do Hospital e defendeu que essas emendas sejam sempre destinadas a obras estruturantes. “Em relação às emendas de bancada, o que eu defendo é que elas sejam destinadas a projetos estruturantes do Estado. E não há nada mais estruturante do que formar profissionais e atender à população metropolitana na área da saúde”, defendeu.

Recursos

Recentemente, Cid Gomes enfrentou uma quebra de braço com membros da bancada cearense sobre os repasses de recursos via emendas parlamentares, o que gerou um mal estar entre os membros do grupo.

De acordo com o Governo do Estado, repassaram recursos para as obras do Hospital da UECE os senadores: Cid Gomes, Tasso Jereissati e Chiquinho Feitosa, além dos deputados federais: André Figueiredo (PDT), AJ Albuquerque (PP), Célio Studart (PV), Denis Bezerra (PSB), Domingos Neto (PSD), Eduardo Bismarck (PDT), Genecias Noronha (SD), Heitor Freire (PSL), Idilvan Alencar (PDT), José Guimarães (PT), Leônidas Cristino (PDT), Luizianne Lins (PT), Mauro Filho (PDT), Pedro Bezerra (PTB), Robério Monteiro (PDT) e Vaidon Oliveira (PROS).

Estiveram presentes à visita ao lado do governador Camilo Santana, na manhã desta segunda-feira, os deputados: André Figueiredo, Domingos Neto, Eduardo Bismarck, Genecias Noronha, Idilvan Alencar, José Nobre Guimarães, Júnior Mano, Leônidas Cristino, Mauro Filho, Pedro Bezerra e Robério Monteiro, além do senador Cid Gomes, do prefeito de Fortaleza, Sarto; e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

Base aliada

Também compareceram os secretários de Estado: Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Chagas Vieira, da Casa Civil; e a assessora especial do governador, Janaina Farias; bem como gestores da Saúde do Ceará.

Apesar de fazerem parte do mesmo partido de Camilo Santana, e serem membros da base aliada, os deputados Luizianne Lins e José Airton Cirilo não compareceram.