Para Acrísio Sena, uma minoria contrária à vacinação quer impor esse posicionamento para a maioria. Foto: ALECE

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quarta-feira (17), o deputado Acrísio Sena (PT) defendeu a obrigatoriedade da apresentação de passaporte vacinal para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o Estado.

A medida foi anunciada na semana passada pelo governador Camilo Santana (PT) e entrou em vigor na segunda-feira (15), com protestos de políticos ligados ao presidente Jair Bolsonaro.

“O governador Camilo Santana anunciou, na última sexta-feira (12), esta medida, já usada em vários países, que é de fundamental importância para que possamos continuar controlando os efeitos da pandemia e continuar a retomada da normalidade no Estado. É a vontade da maioria, já 85% da população já tomou pelo menos uma dose e cerca de 70% já completou seu esquema vacinal”, explicou Acrísio.

Ele lembrou que, em todo o processo da pandemia, o governador Camilo Santana pautou suas decisões em critérios técnico-científicos, orientados pela OMS, que recomenda o passaporte em situações de avanço acelerado da vacinação, como o caso do Ceará.

“O número de mortos e infectados também despencou. Não podemos regredir. É uma questão de saúde pública e condição básica para preservar vidas. A população sabe dos estragos que o negacionismo causou em milhares de famílias. Não vamos jogar fora todo o esforço que a sociedade fez”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, uma minoria, que é contrária à medida adotada pelo Governo do Estado, quer impor sua posição à maioria, que segundo o petista, é favorável à vacinação e aos critérios adotados para uso do passaporte da vacina.

Ainda durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17), a deputada Dra. Silvana (PL) lamentou que a Casa tenha negado a realização de audiência pública para discutir a eficácia do decreto estabelecido pelo Governo do Estado. Apesar de se dizer favorável à vacinação, a parlamentar disse defender o direito individual das pessoas.

Delegado Cavalcante (PTB) foi outro que se colocou contra o passaporte. Mais uma vez, o parlamentar disse que as ações do Governo do Estado têm prejudicado comerciantes e empresários. “Qual o meio científico para obrigar a população a fazer isso? Eu não acredito. A medida do senhor Camilo deu mais prejuízo a bares e restaurantes”, disse. O parlamentar concluiu pronunciamento dizendo que a base governista vai “levar chibatada nas urnas” nas eleições do próximo ano. Em resposta, Osmar Baquit (PDT) disse lamentar os termos utilizados por Cavalcante para se dirigir a seus colegas.