Marcos Sobreira lembrou caso envolvendo o presidente da República, Jair Bolsonaro, que comeu pizza na rua, em Nova York, por não ter se vacinado. Foto: Miguel Martins.

O deputado Marcos Sobreira (PDT) evocou para si a responsabilidade sobre o projeto que autoriza a prévia comprovação de vacinação obrigatória contra a Covid-19, para se ter acesso e permanência no interior dos estabelecimentos e locais de uso coletivo no Ceará. Na quarta-feira passada, políticos e alguns manifestantes estiveram presentes na Assembleia Legislativa se posicionando contra a matéria.

O projeto de Sobreira já tramita na Casa Legislativa desde agosto passado, e segundo ele, já está em processo de avaliação pelas comissões temáticas para em seguida seguir para votação no Plenário 13 de Maio.

“A gente busca exigir que haja comprovação de vacinação para se entrar em espaços públicos e privados, como academias, restaurantes e estádios. Esse projeto já é Lei no Rio de Janeiro e em países de primeiro mundo, como os Estados Unidos. O caso mais emblemático que temos é do presidente Bolsonaro, em Nova York, comendo pizza na rua porque não podia adentrar naquele espaço”, disse.

Segundo o deputado, França, Itália e Israel também já adotam o chamado “passaporte de vacinação” para pessoas que transitam nos espaços de uso coletivo. “A sua liberdade vai até onde coloca a minha vida em risco. Uma pessoa que não se vacinou pode estar num espaço público transmitindo o vírus e a gente não vai conseguir sair dessa situação drástica. Queremos estimular a vacinação para que as pessoas possam ir a lugares públicos. Não é oprimir, não é ser autoritário, é salvaguardar vidas”, disse.

Na manifestação realizada em frente à sede da Assembleia Legislativa estiveram presentes os vereadores de Fortaleza, Priscila Costa (PSC) e Carmelo Neto (Republicanos), ambos bolsonaristas com atuação na Capital cearense. Por conta disso, Marcos Sobreira acredita que o movimento dos que são contrários à vacinação é mais político que social, até porque esses parlamentares têm pretensões eleitorais em 2022.

“Isso é política pura, que já fez morrer mais de 600 mil brasileiros. A gente tem que entender que esses mesmos, quando vão pedir a bênção do Donald Trump, nos Estados Unidos, aplaudem, acham bonito. E no Brasil não pode, é autoritarismo, arrogância. O que a gente quer no Ceará é ter uma boa vivência, estimular a vacinação e nos livrar dessa praga da Covid”, concluiu.

Vacinação

De acordo com o projeto de Sobreira, a vacinação a ser comprovada corresponderá a 1ª dose, 2ª dose ou dose única, de acordo com o cronograma de vacinação estabelecido em cada município. As condições previstas na proposta se aplicam a academias de ginástica, piscinas, centro de treinamentos, clubes sociais; ginásios esportivos, estádios, areninhas e vilas olímpicas; cinemas, teatros, salões de jogos e circos; atividades de entretenimentos, exceto as expressamente vedadas; locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de artes, parques de diversão, parques temáticos e parques aquáticos; conferências, convenções e feiras comerciais.

Serão considerados válidos para fins comprobatórios de vacinação contra a covid-19, as anotações constantes nos documentos oficiais: certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – ConecteSUS; comprovante/cartão de vacinação em impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação emitido pelo órgão competente.