Participantes da reunião: Queiroz Filho (PDT), Marcos Sobreira (PDT), Salmito (PDT), Elmano Freitas, Augusta Brito (PCdoB) e Soldado Noélio. Foto: ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações de Militares da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na manhã desta terça-feira (16), seis requerimentos de parlamentares, com pedidos de informações e documentos de associações do Estado.

Dos requerimentos aprovados, quatro são de autoria do deputado Elmano Freitas (PT). Nos documentos encaminhados, o parlamentar solicitou a folha de pagamento de funcionários e a lista de ajuda de custos a policiais afastados das entidades nos últimos cinco anos; os contratos, notas fiscais e recibos de serviços e contratações de publicidade realizadas pelas entidades em igual período; cópia dos cheques que foram debitados nas contas das entidades nos últimos cinco anos; e o extrato dos cartões de crédito das entidades no mesmo período.

Foram aprovados ainda os requerimentos do deputado Romeu Aldigueri (PDT), que solicitou à Secretaria da Fazenda do Ceará a relação de notas fiscais de compras realizadas por entidades investigadas nos últimos 10 anos; e o do deputado Soldado Noelio (Pros), a relação de todas as cessões e doações de bens realizados para a Polícia Militar nos últimos cinco anos, bem como a de gastos com reformas em imóveis utilizados pela corporação.

Na solicitação do deputado Soldado Noelio, o objetivo é tomar conhecimento do montante gasto por meio de doações e cessões referente às seguintes associações: Associação dos Profissionais da Segurança (APS); Associação dos Praças do Estado do Ceará (Aspra/CE); Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece); Associação dos Praças da Região do Cariri (Asprac); e Associação dos Subtenentes e Sargentos do Ceará.

Durante a reunião, foi apresentado ainda aos integrantes da CPI o conteúdo do ofício da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário – em resposta à comissão – com informações sobre os procedimentos disciplinares envolvendo policiais e bombeiros militares motivados por suspeita de suposta participação em motins no ano de 2020.

Fonte: ALECE.