entrada é gratuita e sujeita à lotação permitida pelo decreto do Governo do Estado. Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa inicia, nesta terça-feira (16/11), no município de São Benedito, na Região da Ibiapaba, as atividades culturais e de serviços da terceira edição da Assembleia Itinerante de 2021. A programação segue até quinta-feira (18/11), quando vai ser realizada a Sessão Plenária, na Câmara Municipal de São Benedito. Prevista no Regimento Interno da Casa, a Assembleia Itinerante leva os trabalhos legislativos para o interior do Estado e descentraliza as decisões que acontecem na sede do Poder Legislativo, respeitando todas as medidas de segurança sanitária.

Para o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), mais uma vez se busca levar o Parlamento para próximo da população. Ele reforçou que o intuito é oferecer serviços, entretenimento, estimular a produção cultural local e, principalmente, dar acesso às tomadas de decisões da Assembleia com a sessão plenária.

“Dessa forma, entendemos que estamos realizando o sentido pleno do que é ser parlamentar”, enfatizou.

Ainda segundo ele, “além dos serviços de saúde, campanhas educativas, palestras, atendimento odontológico, curso rápido de gastronomia, entre outros, temos a emissão de documentos de forma mais rápida e fácil para as pessoas de São Benedito e região”.

Assim como nas edições anteriores deste ano da Assembleia Itinerante, serão ofertados diversos serviços para a população no Calçadão Espaço do Povo, em parceria com o Governo do Estado, prefeitura de São Benedito, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras da região.

Já o Festival de Arte e Cultura, promovido pelo Instituto Future, também se inicia na terça-feira, no Calçadão Espaço do Povo. A entrada é gratuita e sujeita à lotação permitida pelo decreto do Governo do Estado.

Sessão Plenária

A sessão plenária da Assembleia Itinerante, com a presença dos deputados estaduais, está prevista para ter início às 9h da quinta-feira (18/11), na Câmara Municipal de São Benedito.

O evento vai cumprir com todos os protocolos legislativos e votação de projetos. O Segundo Expediente será destinado a uma sessão solene para premiação dos vencedores do Festival de Arte e Cultura da Assembleia Legislativa.

A organização da Assembleia Itinerante é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, que tem à frente o deputado Tin Gomes (PDT). A mobilização envolve uma força-tarefa de diversos setores da Casa e instituições parceiras.

As duas primeiras sessões itinerantes de 2021 aconteceram nos municípios de Itapipoca e Icó, nos meses de setembro e outubro, respectivamente. Ainda está prevista a realização de sessão no município de Novo Oriente, em dezembro.

Fonte: AL-CE