Moro segura a ficha de filiação ao Podemos para a foto oficial. Foto: Reprodução/Blog do Edison Silva.

Na manhã desta quarta-feira (10), o ex-juiz federal Sergio Moro oficializou sua filiação ao Podemos. O evento, em Brasília/DF, contou com a participação de políticos de outras agremiações, como o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM). O senador cearense Eduardo Girão (Podemos) também esteve presente.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Bolsonaro se colocou à disposição dos brasileiros para construir um Brasil justo para todos. “Nunca tive ambições políticas, quero apenas ajudar. Se for necessário assumir a liderança neste projeto, meu nome sempre estará à disposição do povo brasileiro”, discursou Moro.

Antes dele subir ao palco, discursaram o senador Alvaro Dias (PR), líder do Podemos no Senado, e a deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do partido. O senador paranaense fez uma convocação a Sergio Moro.

“Estamos aqui para convocar à luta ao enfrentamento da corrupção o ex-juiz Sergio Moro, que queremos que seja presidente desse país. O Brasil vive um momento de refundar a República” e, para isso, é preciso acabar com a corrupção. A filiação de Sergio Moro é um marco para o País”, disse o senador, que em seguida clamou: “Sergio Moro presidente, o Brasil de volta. Viva o Brasil, viva Sergio Moro”.

Renata Abreu também enalteceu o novo filiado. “Moro teve coragem ao deixar uma profissão com estabilidade para lutar contra a corrupção. Esse é o homem que hoje assume uma grande missão. O Brasil precisa de um líder com coragem, com determinação, com responsabilidade”.

Discurso

Veja alguns trechos do discurso de Sergio Moro:

Não tenho uma carreira política e não sou treinado em discursos. Alguns até dizem que não sou eloquente e não gostam da minha voz. Mas, se eventualmente eu não sou a melhor pessoa para discursar, posso assegurar que sou alguém em que vocês podem confiar. A vida pública me testou mais de uma vez, como juiz da Lava Jato e como ministro da Justiça. Vocês conhecem a minha história e sabem que tomei decisões difíceis e que nunca recuei do desafio, nem repudiei meus princípios para alimentar ambições pessoais. Por isso, peço atenção às minhas palavras, muito além da minha voz. O Brasil não precisa de líderes que tenham voz bonita. O Brasil precisa de líderes que ouçam e atendam a voz do povo brasileiro“.

O meu desejo era continuar atuando, como ministro [da Justiça e Segurança Pública], em favor dos brasileiros. Infelizmente, não pude prosseguir no governo. Quando aceitei o cargo, não o fiz por poder ou prestígio. Eu acreditava em uma missão. Queria combater a corrupção, mas, para isso, eu precisava do apoio do governo e esse apoio me foi negado. Quando vi meu trabalho boicotado e quando foi quebrada a promessa de que o governo combateria a corrupção, sem proteger quem quer que seja, continuar como ministro seria apenas uma farsa. Nunca renunciarei aos meus princípios e ao compromisso com o povo brasileiro. Nenhum cargo vale a sua alma“.

Quase todo dia ouvimos notícias de criminosos sendo soltos, normalmente com base em formalismos ou argumentos que simplesmente não conseguimos entender. O que no fundo a gente entende é que criminosos poderosos estão escapando impunes de seus crimes e que a Lei não está valendo para todos. Fica aquela sensação amarga de que não existe lei, de que não existe Justiça. Como se a Petrobrás não tivesse sido saqueada, como se tudo o que foi feito não tivesse valido e como se não tivessem importância as manifestações de milhões de brasileiros contra a corrupção em 2015 e 2016“.

Eu sonhava que o sistema político iria se corrigir após a Lava Jato. Que a corrupção passaria a ser coisa do passado e que o interesse da população seria colocado em primeiro lugar. Isso não aconteceu, infelizmente. E embora tenha muita gente boa na política, nós não vemos grandes avanços. Após um ano morando fora, eu resolvi voltar. Não podia ficar quieto, sem falar o que penso, sem pelo menos tentar mais uma vez, com você, ajudar o país. Então resolvi fazer do jeito que me restava: entrando para a política, corrigindo isso de dentro para fora“.

O governo tem que estar a serviço das pessoas e não dos políticos. Essas são apenas algumas ideias para o nosso projeto de País. Queremos construí-lo com vocês aqui presentes, com a sociedade e com o povo brasileiro. Podemos construir juntos um Brasil justo para todos. Esse não é um projeto pessoal de poder, mas sim um projeto de País. Nunca tive ambições políticas, quero apenas ajudar. Se, para tanto, for necessário assumir a liderança nesse projeto, meu nome sempre estará à disposição do povo brasileiro. Não fugirei dessa luta, embora saiba que será difícil. Há outros bons nomes que têm se apresentado para que o País possa escapar dos extremos da mentira, da corrupção e do retrocesso“.

Veja trecho do discurso do novo filiado ao Podemos:

 

 

Com informações do site Podemos.