Chiquinho Feitosa (DEM/CE) lê o discurso de posse no Plenário do Senado Federal, acompanhado atentamente pelos integrantes da Mesa: Mauro Benevides, Rodrigo Pacheco, ministro Gilmar Mendes e ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça. Foto: Reprodução/TV Senado.

O empresário Francisco Feitosa de Albuquerque Lima (Chiquinho Feitosa) foi empossado, nesta quarta-feira (03), no mandato de senador da República, em razão do afastamento temporário do senador Tasso Jereissati (PSDB), titular do cargo. Chiquinho integrará a bancada do Democratas pelo Ceará. Ele foi conduzido em Plenário pelos senadores Carlos Portinho (PL/RJ), Nelsinho Trad (PSD/MS) e Oriovisto Guimarães (Podemos/PR). Foi uma das posses de suplentes mais prestigiadas no Senado, segundo o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).

Além do governador do Ceará (chegou pouco depois da solenidade por estar numa audiência com o ministro Ciro Nogueira, no Palácio do Planalto), estavam presentes: o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; quase todos os deputados federais cearenses; alguns deputados estaduais do Ceará; o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; lideranças políticas do Interior cearense e líderes empresariais.

Compuseram a Mesa para a posse do senador: o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes (cunhado do Chiquinho Feitosa); o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins (seu amigo pessoal), e o ex-presidente do Senado, Mauro Benevides.

Em nome da presidência do Senado, o senador Rodrigo Pacheco desejou boas vindas a Chiquinho e destacou que a posse do primeiro suplente do senador Tasso Jereissati foi uma das mais concorridas na Casa, com a presença de lideranças políticas, como a bancada cearense na Câmara dos Deputados, e empresariais do Ceará, e de outros Estados.

“Acompanhei há pouco, no Senado Federal, a solenidade de posse do meu amigo Chiquinho Feitosa como senador da República. Ele assume no lugar do senador licenciado Tasso Jereissati. Desejo boa sorte ao Chiquinho nessa função, que é de fundamental importância para o CE e para o País”, escreveu o governador Camilo Santana, numa rede social.

“Acompanho agora a posse do senador Chiquinho Feitosa, que recebe as boas-vidas do colega Cid Gomes. Também estão presentes Evandro Leitão, Roberto Cláudio e André Figueiredo. Desejo sucesso ao nosso novo senador!”, postou o prefeito de Fortaleza José Sarto.

O senador Cid Gomes (PDT) prestou homenagem a Chiquinho Feitosa, que também preside o DEM no Ceará, e destacou a sua atuação na área de transporte coletivo e agronegócio.

Chiquinho Feitosa também foi saudado líder do governo federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE); por Nelsinho, além de Carlos Fávaro (PSD/MT), Eduardo Gomes (MDB/TO) – líder do governo no Congresso Nacional e Rogério Carvalho (PT/SE).

Pronunciamento

Chiquinho Feitosa, depois de dizer de sua satisfação ao assumir o cargo, ressaltou a importância de substituir o senador Tasso Jeressati, de quem é o primeiro suplente, e destacou que o Ceará está vivenciando momentos de prosperidade, impulsionado por uma educação pública de qualidade, que garante que suas escolas públicas figurem entre as melhores do país.

Em relação a responsabilidade fiscal, Chiquinho Feitosa ressaltou que o Estado tem avançado significativamente nos investimentos públicos, proporcionado um salto de qualidade na vida do seu povo.

O senador agradeceu ainda a confiança nele depositada e disse que vai trabalhar em conjunto com a bancada cearense por uma sociedade ainda mais justa. “Participarei das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Assuntos Econômicos (CAE), engajado e buscando sempre colaborar com opiniões técnicas, embasado naquilo que a sociedade brasileira mais anseia”, declarou.

Perfil

Francisco Feitosa de Albuquerque Lima nasceu em 03 de julho de 1964, no município de Tauá/CE. Tem forte atuação como empresário no ramo de transportes coletivos, sendo, atualmente, presidente da Federação dos Transportes e Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans).

Em 1998, foi eleito deputado federal pelo PSDB, tendo permanecido por apenas um mandato na Câmara Federal (1999-2003), para onde pretende retornar ao disputar um novo mandato nas eleições do próximo ano.

Além dos cumprimentos recebidos no plenário do Senado e depois no coquetel na sede da Confederação Nacional do Transportes, o senador também foi cumprimentado através de manifestações nas redes sociais.

Veja o discurso de posse do novo senador Chiquinho Feitosa:

Com informações da Agência Senado.