Deputado Carlos Felipe (PCdoB) afirmou que não disputará a reeleição em 2022 e deve retornar para o serviço público onde é concursado. Foto: ALECE.

Fora da base governista de Camilo Santana (PT) desde que se posicionou contra a Reforma da Previdência do Estado, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) tem atuado, nos últimos meses, com críticas pontuais ao Executivo cearense. Durante sessão ordinária nesta quinta-feira (25), o parlamentar voltou a cobrar reajuste salarial para os servidores públicos estaduais.

Segundo explicou, há uma demanda por parte das categorias de aumento de 15% de seus salários, o que ainda não teria sido respondido pelo Governo do Estado. Conforme informou, os servidores aguardam uma contraproposta da Secretaria de Planejamento. O parlamentar informou, ainda, que não deve ser candidato à reeleição em 2022 e retornará para o serviço público onde terá perda salarial de quase 50% em relação aos seus vencimentos de 13 anos atrás.

“Várias categorias aguardam há muito tempo essas gratificações e desde já parabenizo o Governo do Estado por dialogar com seus servidores e ouvir suas demandas. Esperamos que essa contraproposta venha e contemple essas categorias, mas respeitando os limites do Estado”, disse.

Carlos Felipe ressaltou a necessidade do reajuste salarial, uma vez que a previsão da inflação deste ano deve chegar a mais de 10%. “Somos referência, por exemplo, na educação. E é importante que esse crescimento venha associado à valorização dos seus servidores. Quando o servidor é bem tratado, prestamos um bom serviço à população e melhoramos a distribuição de renda”, avaliou.

O deputado citou como exemplo a situação dos técnicos em enfermagem que muitas vezes não ganham mais que um salário-mínimo. “Como essas pessoas conseguem trabalhar com tranquilidade, fazer o seu papel diariamente, nos plantões, sem ganhar um salário digno? Precisamos ter respeito pelos nossos trabalhadores, pois não adianta vermos o nosso PIB crescer, se o bolo continua somente nas mãos do grande”.

Veja trecho do discurso do deputado Carlos Felipe: