Elizabeth já tinha sido escolhida Defensora Pública Geral do Ceará para o biênio 2020-21. Foto: Divulgação/DPCE.

O governador Camilo Santana (PT) assinou nesta quarta-feira (17) a recondução de Elizabeth das Chagas Sousa como Defensora Pública-Geral do Estado para o biênio 2022-23.

Ela era a primeira da lista tríplice enviada ao chefe do Executivo cearense.

Escolhi hoje o nome da defensora pública Elizabeth Chagas para dar sequência como Defensora Pública Geral do Estado para o biênio 2022-2023. Elizabeth é a primeira da lista tríplice que me foi enviada, após votação recente dos defensores públicos do Ceará“, escreveu Camilo nas suas redes sociais.

Também nas redes sociais, Elizabeth Chagas agradeceu a confiança do governador e disse que continuará mantendo o diálogo e trabalho como bases da sua função: “Recebi com muita honra e alegria o comunicado do governador Camilo Santana para a recondução do meu nome ao cargo de defensora pública geral do Ceará, confirmando a escolha dos meus pares para gerir a Defensoria Pública durante o próximo biênio. Sabedora da responsabilidade e empenhada em fazer o melhor à Defensoria Pública e à população vulnerável de nosso Estado, sinto-me honrada com a preferência de defensores públicos, defensoras públicas e do governador Camilo Santana. Continuarei cuidando da nossa Instituição com muito diálogo e trabalho“.

Perfil

Elizabeth das Chagas Sousa é formada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa/PB e pós-graduada em Direito de Família. Em 2006, assumiu a Defensoria Pública em Várzea Alegre/CE, passando pelos municípios do Crato e Maranguape, antes de chegar em Fortaleza.

Em Fortaleza, trabalhou no Núcleo da Mulher desenvolvendo ações educativas contra a violência cometida às mulheres. Idealizou políticas públicas e projetos como o “Mulher Sem Medo” e “Mulher Agrária’, este último ganhador de Menção Honrosa no Prêmio Innovare.

Passou cinco anos dedicados à Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) participando ativamente das conquistas e lutas associativas. Ela foi titular, na Defensoria Pública do Ceará do Núcleo de Habitação e Moradia, além de ter sido membro da Comissão de Controle Interno da DPCE, agente de integração no Conselho de Governança Fiscal do Estado e conselheira deliberativa do Instituto Maria da Penha.