Logo da Ordem dos Advogados do Brasil/Ceará. Foto: Divulgação.

Nesta quarta-feira (17), o Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620) começou destacando a eleição para escolher o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Ceará, para o triênio 2022-24.

O pleito transcorreu de forma pacífica, nesta quarta-feira (17), bem diferente da última vez em 2018. Na ocasião, alguns advogados posicionaram-se como se fossem vereadores de Câmaras Municipais de pequenos municípios cearenses.

Mesmo assim, houve uma ação judicial contra a transferência de domicílio eleitoral de um pequeno grupo em Itapipoca.

A Assembleia Legislativa do Ceará, também nesta quarta-feira (17), aprovou projeto que trata de alterações no regime disciplinar dos policiais penais e demais servidores públicos do quadro permanente da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado.

Os governistas, aliados de Camilo Santana (PT), conseguiram aprovar a matéria em regime de urgência. Servidores estaduais, desde terça-feira (16), protestaram na frente do Parlamento cearense, contrários à matéria.

Nesta quinta-feira (18), a Assembleia realiza uma sessão itinerante no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba.

Sobre as prévias internas do PSDB, que escolherá o nome tucano para a disputa à Presidência da República em 2022, um grupo, ligado ao governador gaúcho Eduardo Leite, queria adiar a votação do primeiro turno.

Entretanto, a direção nacional da agremiação pôs um fim nos rumores e confirmou o ato para o próximo domingo (21). Aqui no Ceará, o senador Tasso Jereissati dedicou-se em conquistar votos à postulação de Leite. Em contrapartida, outros tucanos cearenses prestam apoio ao governador de São Paulo, João Doria.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em evento jurídico realizado em Lisboa/POR, comentou a respeito das eleições de 2022. Ele presidirá o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo ano. Na mesma ocasião, Dias Toffoli, também ministro do STF, defendeu a existência do semipresidencialismo no Brasil. Arthur Lira (Progressistas/AL), presidente da Câmara dos Deputados, também em Portugal, fez defesa dessa forma de governo.

A respeito da filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal, o presidente nacional da agremiação, Valdemar Costa Neto, está conversando com dirigentes estaduais da sigla a fim de aparar arestas existentes e oficializar Bolsonaro no PL.

O Progressistas, comandado por Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil, tenta atrair o presidente da República ao partido.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta quarta-feira (17/11):