Foto: Reprodução/TRE-CE.

O projeto TRE em Movimento, de iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará, promoveu Audiência Pública na Câmara Municipal da cidade de Itapipoca, na quarta-feira (24). O evento foi presidido pelo corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.

Também estiveram presentes o ouvidor regional eleitoral, juiz David Sombra Peixoto; o juiz eleitoral da 17ª Zona Eleitoral, Paulo Jeyson Gomes Araújo; o promotor eleitoral da 17ª Zona Eleitoral, Rodrigo Moreira do Nascimento; autoridades locais e cidadãos(as) dos municípios de Itapipoca e Tururu.

O desembargador Raimundo Nonato afirmou na abertura: “Uma das principais diretrizes da atual gestão da Corregedoria Regional Eleitoral tem sido a busca por uma maior proximidade com as Zonas Eleitorais do interior do Estado”.

O corregedor esclareceu que o Projeto TRE em Movimento surgiu da ideia de agregar ações de cidadania por ocasião das visitas aos cartórios para realização de inspeções. Ele afirmou que o objetivo da iniciativa é que “a Justiça Eleitoral pudesse se aproximar do seu principal usuário e destinatário de todas as suas ações: o cidadão!“. O desembargador enalteceu a parceria e o apoio da Ouvidoria Regional Eleitoral, da Escola Judiciária Eleitoral e da Coordenadoria de Atendimento ao Eleitor, na realização das ações.

Após, o juiz ouvidor David Sombra, realizou explanação sobre o voto consciente como importante instrumento de modificação política e social. Também apresentou um vídeo que destacava as consequências da população abster-se na escolha de representantes.

O juiz David Sombra destacou o papel da Ouvidoria como canal de comunicação entre o TRE-CE e a cidadã e o cidadão e afirmou que a Ouvidoria está aberta para as manifestações da sociedade. E concluiu: “O Tribunal Regional Eleitoral está à disposição de vocês. Estamos imbuídos em sempre prestar o melhor serviço e com transparência”.

Após, o coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-CE, Caio Silva Guimarães, abordou aspectos relacionados ao combate à desinformação, fake news e segurança do processo eleitoral. O servidor falou sobre as bolhas digitais nas redes sociais, que fortalecem a polarizaçBão da sociedade. Caio Guimarães destacou: “Ao receber informações, principalmente via WhatsApp, chequem, sobretudo, se a informação for chocante”.

Programa Eleitor do Futuro

Na tarde de quarta-feira foi realizada a palestra do programa Eleitor do Futuro para jovens da EEM Joaquim Magalhães, em Itapipoca. A abertura da palestra foi realizada pela servidora da Escola Judiciária, Viviane Mazulo.

Após, o coordenador de atendimento ao Eleitor, Marcel Leonardo, apresentou aspectos relacionados à importância de votar de forma consciente e informada, além de aspectos quanto à segurança do processo eleitoral. Por fim, o servidor da Ouvidoria, Higino Farias, apresentou o papel e as atividades da Ouvidoria.

Pesquisa de Satisfação

Tanto nas audiências públicas como nas palestras, é aplicada, pela Ouvidoria Regional Eleitoral, pesquisa de satisfação com urnas eletrônicas, preparadas pela Seção de Empréstimo de Urnas e Resultados Eleitorais (SERES).

A pesquisa de satisfação é uma inovação em audiências públicas e em palestras, para oportunizar o primeiro contato de jovens entre 15 e 17 anos com a urna eletrônica e para obter feedback das audiências, visando aprimoramento dos serviços e do projeto.

Inspeção em Itapipoca

A 17ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Itapipoca e Tururu, foi inspecionada pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato, e pela equipe da Corregedoria, formada pelos servidores: André Luis Vianna, Manoel Gonzaga, Klerton Pontes, Arnaldo Queiroz e Jefferson Viana. O ciclo de inspeções de novembro está integrado ao projeto “TRE em Movimento”.

Atendimento itinerante Paraipaba

A 109ª Zona Eleitoral realizou, nos dias 23 e 24/11, atendimento itinerante no município de Paraipaba. Durante os dois dias, foram atendidas 187 pessoas, que puderam solicitar alistamento, segunda via, revisão, transferência de título e certidões.

Com a iniciativa, o eleitorado de Paraipaba, município-termo da 109ª Zona Eleitoral, não precisou se deslocar para o cartório eleitoral em Paracuru para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral.

Fonte: TRE-CE.