Representante da Região da Ibiapaba, deputada Augusta Brito (PCdoB) destacou a importância da união de prefeitos e população para que o Ceará não perca território para o Piauí. Foto: ALECE.

Realizada no município de São Benedito, na Serra de Ibiapaba, a sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta manhã de quinta-feira (18), foi marcada pela defesa da permanência de 13 municípios – a maioria na região – em território cearense diante do litígio de terras com o Estado do Piauí.

Também chamou a atenção, mais uma vez, as vaias que foram dirigidas contra o deputado bolsonarista Delegado Cavalcante (PTB), que tem atuado nesses encontros para defender o Governo Federal e suas ações nos municípios.

A deputada Augusta Brito (PCdoB), principal representante da região, destacou a importância do envolvimento da população e de prefeitos para garantir a permanência de municípios no território do Ceará, visto o litígio em andamento com o Estado do Piauí.

Ela apresentou um requerimento aos gestores locais para que presentem informações sobre os equipamentos que foram construídos ao longo dos anos, para que isso sirva de argumento junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o sentimento de pertencimento do povo local.

Outros deputados também falaram sobre o tema, visto que o litígio em discussão atinge a maioria dos municípios da Serra da Ibiapaba. “Querem nos roubar aquilo que é legítimo de todos nós, de sermos cearenses da Ibiapaba”, reclamou Sérgio Aguiar (PDT).

Veja o discurso da deputada Augusta Brito:

 

A sessão itinerante foi marcada, mais uma vez, por atritos entre o deputado bolsonarista Delegado Cavalcante e membros de partidos que fazem oposição ao Governo Bolsonaro.

O parlamentar tem sido uma espécie de porta-voz do presidente Jair Bolsonaro e vem, durante as sessões itinerantes, informando sobre recursos encaminhados pelo Governo Federal para os municípios. Dessa vez não foi diferente, e enquanto discursava, o parlamentar, mais uma vez, foi vaiado pelos presentes. Segundo ele, muitas das ações do Executivo não são implantadas devido a perseguição da oposição, que conforme informou, estaria pagando a mídia para falar mal do presidente da República.

Cavalcante também fez duras críticas às gestões passadas do PT, inclusive, chamou a ex-presidente Dilma Rousseff de “estocadora de vento” e ressuscitou o termo “Ursal”, que foi tornado público nas eleições de 2018 pelo então candidato à Presidência da República, Cabo Daciolo. “A intenção da esquerda é quebrar o Brasil, através do Foro de São, dessa Ursal. Procure saber o que é Ursal para ver o que é”, sugeriu.

Veja a fala do deputado Delegado Cavalcante:

 

Em resposta, Osmar Baquit (PDT) chamou a atual gestão do Governo Federal de “irresponsável”, afirmando ainda que o presidente Bolsonaro é “carreirista”, por estar na vida pública há mais de 30 anos, inclusive, ajudando a eleger os filhos. “Ainda tem a história da ‘rachadinha’, mas quando um delegado vai apurar, colocam o delegado para fora”. Ainda de acordo com o pedetista, todos os recursos liberados pelo Governo são receitas obrigatórias.

Elmano de Freitas (PT), por sua vez, questionou a falta de interesse do presidente da República na aquisição de vacinas para imunizar a população. De acordo com ele, das mais de 600 mil pessoas mortas com Covid-19, pelo menos 400 mil poderiam ter sido salvas se houvesse interesse por parte do presidente da República. “Falaram aqui que o presidente tem uma oposição que só bate, mas foi essa oposição que propôs o auxílio emergencial de R$ 600. Essa mesma oposição está defendendo que não se acaba o Bolsa Família”, disse o petista enquanto era aplaudido pelos presentes.

Essa foi a terceira edição do Assembleia Itinerante, que também visitou os municípios de Itapipoca e Icó. O quarto encontro deve ser realizado no município de Novo Oriente, conforme informado durante a solenidade.