Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique. Foto: Evilázio Bezerra/CMFor.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), defendeu o trabalho conjunto entre parlamentares e prefeitos para superar os desafios econômicos no pós-pandemia. Durante a conferência Vozes da Retomada, realizada na manhã desta segunda-feira (08), o vereador destacou que a harmonia entre os Poderes foi fundamental para o enfrentamento dos momentos mais críticos da pandemia e deve continuar sendo durante a retomada.

O evento, realizado no Plenário Fausto Arruda, na Capital, reuniu presidentes das câmara municipais e vereadores da Região Metropolitana de Fortaleza para discutir os desafios da reabertura das atividades econômicas no contexto de melhora dos índices da pandemia. A conferência teve a participação do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT); do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT); e do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL).

“A Região Metropolitana de Fortaleza concentra diversos municípios que têm muita relevância para a economia do nosso Estado. Juntos, somos a área que concentra importantes segmentos da indústria, do serviço e do comércio. Por isso que é tão importante esse encontro, tendo em vista a relevância das nossas ações para o Ceará como um todo”, afirmou Antônio Henrique, que recebeu diversos parlamentares da região na sede do Legislativo Municipal.

Para o pedetista, os municípios da região tiveram compromisso para enfrentar a crise sanitária e devem manter o trabalho conjunto para o reaquecimento da economia. “A relação de parceria que aprofundamos diante desse desafio foi fundamental para que o Ceará esteja até hoje superando as graves questões impostas pela pandemia. A crise foi para todos, mas só aqueles que estiveram juntos diante da dificuldade puderam encontrar saídas possíveis”, afirmou.

Parceria

Destacando as ações de combate à pandemia, Antônio Henrique chamou atenção para o empenho do governador Camilo Santana (PT) e de prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais diante da crise. “Todos estiveram unidos em prol da criação de leitos, da implementação de medidas de segurança e do apoio à população em situação de vulnerabilidade”, resumiu.

Agora, com o avanço da vacinação, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza entende que as cidades podem ter uma situação epidemiológica mais favorável para o reaquecimento da economia. O novo cenário, segundo ele, também exige organização e trabalho conjunto para que a economia volte com força, responsabilidade e resultados. “É isso que pretendemos fazer aqui nesta conferência. Trocar experiência, compartilhar desafios e encontrar soluções conjuntas para que a retomada econômica em nossos municípios ocorra de forma acelerada”, sustenta.

Veja o discurso do presidente da Câmara, Antônio Henrique:

Atuação dos vereadores

Desde o início da pandemia, ainda em 2020, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma série de ações de enfrentamento à pandemia, abarcando áreas como saúde, assistência social e economia. Os parlamentares destinaram os recursos das emendas para o enfrentamento da pandemia, aprovaram projetos do Executivo para a compra de cestas básicas para famílias dos alunos da rede municipal e atendidas pelo Programa Bolsa Família, trabalhadores do sistema de transporte de passageiros (taxistas, mototaxistas e motoristas por aplicativos), auxílio financeiro para empreendedores e permissionários do Município, concessão de bolsas na retomada das aulas presenciais, compra de material de apoio para o ensino remoto, isenção de tributos, dentre outros.

A conferência Vozes da Retomada foi uma realização da Câmara Municipal de Fortaleza em parceria com a União dos Vereadores do Ceará (UVC). O encontro teve como tema: “A superação dos desafios econômicos pós-pandemia: um esforço conjunto entre Legislativo e Executivo”.

Fonte: Assessoria da CMFor.