Empresas têm até 10 dias para prestarem esclarecimentos da situação. Foto: Divulgação.

Em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (29), vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza cobraram explicações das operadoras de telefonia móvel que atuam na Capital cearense sobre supostos golpes cometidos contra usuários de telefonia móvel. De acordo com denúncia que foi levada à tribuna da Casa por Wellington Saboia (PMB), pessoas estavam reclamando de ligações recebidas de seus próprios números de telefone.

A audiência pública contou com as presenças de Sabóia, Germano Heman (PMB) e Estrela Barros (Rede), membros da comissão de Direitos do Consumidor. A reunião aconteceu no Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) e contou com representantes das operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro.

Os parlamentares expuseram a preocupação com os usuários de planos telefônicos, pois ainda não há prova suficiente para definir se a problemática ocorre apenas devido a uma falha técnica ou estratégia de criminosos que visam roubar dados privados de consumidores. Segundo as informações prestadas pelos usuários, 98,5% das denúncias foram direcionados à operadora Oi, sendo 47% do público feminino e 53% masculino.

Presidente do colegiado, Sabóia sugeriu uma campanha publicitária informativa esclarecendo a população sobre os riscos de possíveis golpes de estelionatários. Além disso, o parlamentar requereu maior suporte no setor de engenharia e proteção aos clientes.

A diretora do Procon, Eneylandia Rabelo, estabeleceu prazo de 10 dias para as empresas apresentarem uma justificativa. De acordo com ela, caso as informações não sejam prestadas ou o caso não solucionado, as empresas poderão ser multadas em até R$ 14 milhões.

De acordo com Rabelo, os consumidores que receberam ligações do próprio número devem fazer denúncia ao Procon Fortaleza. Já os representantes das empresas informaram que as operadoras não receberam nenhuma notificação dos usuários sobre a situação, mas que solicitará da área técnica informações sobre o ocorrido.