Objetivo de Cláudia Gomes é fazer com que mais mulheres sejam beneficiadas. Foto: CMFor.

O projeto do prefeito Sarto que versa sobre a política de atenção à higiene íntima e saúde menstrual ainda está em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, sob pedido de vista. A proposta recebeu algumas emendas, dentre elas duas de autoria da vereadora Cláudia Gomes (DEM), autorizando a distribuição do material em terminais de ônibus e nos Centros Urbanos de Cultura e Arte, os Cucas.

Segundo justificou, as pessoas ainda não têm uma clareza do que significa o tema da pobreza menstrual, o que deveria ser amplamente debatido com a população em geral. De acordo com ela, muitas vezes, mulheres não podem sair de suas casas por estarem no período menstrual, sem condições de adquirir absorvente higiênico, o que prejudica seu progresso educacional e profissional.

“É uma desigualdade tamanha e violação dos direitos dessa mulher. É algo muito grave, porque pode até colocá-la em situação de doença. Muitas não têm recursos para a higiene íntima, sem condições de comprar um simples absorvente descartável. Elas utilizam toalha de papel, roupa velha, qualquer coisa para tentar fazer com que tenha uma vida de normalidade durante este período”, disse.

Cláudia Gomes apresentou dois projetos na Casa, versando sobre a distribuição dos absorventes para mulheres. Como o prefeito encaminhou matéria com teor semelhante, ela transformou suas propostas em emendas ao texto original do Executivo.

A intenção da parlamentar é incluir os Centros Urbanos de Cultura e Arte e os terminais de ônibus como locais para distribuição do material. “Queria dizer que não é apenas a estudante que precisa disso. Existem muitas mulheres, jovens ainda, que precisam trabalhar, se deslocar pela cidade e não têm condições de adquirir o absorvente”.

“Essas mulheres precisam ser incluídas nesse programa. O Cuca pegará um público específico e os terminais, outro, já que são lugares onde muitas mulheres se deslocam e precisam desse acompanhamento e não estão inseridas no programa” – (Cláudia Gomes)