O líder do PT, Ronivaldo Maia, quer conceder a Medalha Boticário Ferreira pelos relevantes serviços prestados por Lula aos fortalezenses. Foto: CMFor

Com a proximidade das eleições do próximo ano, e nomes sendo apresentados para a disputa, os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza devem começar o processo de concessão de honrarias para pretensos candidatos.

A prática tem sido comum na Casa Legislativa nos últimos pleitos, e não será diferente na véspera da disputa eleitoral de 2022.

Presidenciáveis são aqueles que mais devem receber menções nas discussões da Câmara e os que provavelmente se beneficiarão com a entrega de comendas.

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Casa, o vereador Ronivaldo Maia, quer conceder ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a medalha Boticário Ferreira, maior honraria do Legislativo de Fortaleza.

Lula é só o primeiro dos nomes que devem surgir no decorrer dos próximos meses entre aqueles que irão receber alguma atenção dos vereadores de Fortaleza. Apesar de ser uma liderança respeitada entre os petistas, a comenda deve gerar embates na Casa Legislativa, uma vez que parlamentares bolsonaristas tendem a contestar a entrega da medalha.

Bolsonaristas

No início do ano, o vereador Inspetor Alberto (PROS) tentou colher assinaturas para a entrega do título de cidadão fortalezense ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pretenso candidato à reeleição. A ideia ainda não foi pra frente por falta de parlamentares interessados em assinar a proposta.

Ciro Gomes, presidenciável do PDT, com maior número de aliados na Câmara Municipal de Fortaleza, também deve ser um dos agraciados com honrarias nos próximos meses. Por enquanto, o ex-governador do Ceará tem sido alvo de críticas por parte da oposição. Nas últimas duas semanas, ele foi tema central dos ataques de alguns parlamentares, principalmente, os bolsonaristas da Casa.