Vereadores ao lado do prefeito José Sarto e do vice-prefeito Élcio Batista. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza celebrou o Dia do Vereador, nesta sexta-feira (1°/10), com uma solenidade no Plenário Fausto Arruda. O evento contou com a presença do prefeito José Sarto (PDT) e do vice-prefeito, Élcio Batista (PSB).

O presidente Antônio Henrique (PDT) destacou o compromisso do Legislativo com a missão de ser a voz do povo na busca da garantia de direitos e na efetivação de ações do poder público.

Hoje é um dia muito especial para esta Casa porque estamos comemorando neste 1º de outubro o Dia do Vereador. A nossa missão é trabalhar em prol do bem estar de todos os fortalezenses, garantindo a eles dignidade, cidadania e respeito. Por isso quero dedicar essa data, tão simbólica para nós que fazemos a Câmara Municipal de Fortaleza, ao nosso povo porque temos aqui o comprometimento de colocar o cidadão sempre em primeiro lugar e hoje não seria diferente“, reforçou.

Veja trecho do discurso do vereador Antônio Henrique, presidente da Câmara Municipal:

O prefeito José Sarto lembrou do papel do poder público na garantia de direitos e como a Câmara tem contribuído para a efetivação de políticas representando os anseios da população. O pedetista reforçou a atuação dos edis nos debates importantes para a cidade com aprovação de diversos projetos.

Tenho o privilégio de ter sido vereador de Fortaleza. E só quem exerce a função sabe a verdadeira importância do vereador, acho uma das funções que mais demanda, porque a vida acontece no Município“, disse o gestor.

Inauguração

A ocasião foi marcada pela inauguração da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, com a oferta de 29 serviços à população. O presidente da Câmara fez um breve discurso em homenagem póstuma a Iraguassú Teixeira, edil por seis mandatos.

Também quero destacar que a nova Central da Cidadania que inauguramos hoje leva o nome de um dos vereadores mais importantes que passaram por esta Casa. Quero aqui, em nome da família do Iraguassú Teixeira, externar nossa solidariedade a todas as famílias enlutadas pela perda de um ente querido em decorrência da crise sanitária que estamos passando“, pontuou.

A secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS) do Estado do Ceará, Socorro França, destacou a forma republicana como a Câmara Municipal vem desempenhando o seu papel junto ao povo.

“Nós estamos diante de uma instituição que nos representa. Esse momento em que o presidente da Câmara entrega ao povo de Fortaleza o espaço da cidadania está significando que todos vereadores cuidam das pessoas”, afirmou a secretária.

O ex-vereador de Fortaleza e filho do homenageado, Iraguassú Filho, agradeceu a homenagem feita pela Casa Legislativa e destacou o trabalho de seu pai enquanto parlamentar.

“Esse momento de reconhecimento é muito importante para nós que fazemos parte da família do Dr. Iraguassú Teixeira. Ele dedicou a sua vida à Medicina e foram 80 anos bem vividos. A Medicina era a sua devoção, os profissionais da saúde devem ser reconhecidos diuturnamente pelo trabalho prestado nessa pandemia”, salientou Iraguassú Filho.

Com informações da CMFor.