Para o deputado, é preciso que todos os entes da Federação estejam envolvidos no acolhimento das vítimas. Foto: ALECE.

Em seu pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã desta quarta-feira (13), o deputado Renato Roseno (PSOL) defendeu que municípios, governos estaduais e Governo Federal se unam para atender as milhares de crianças e adolescentes órfãos da Covid-19. De acordo com ele, o número total de menores de 18 anos que perderam pai, mãe ou responsável pode chegar até a 190 mil em todo o Brasil, sendo 6 mil somente no Ceará.

“O Brasil alcançou a trágica cifra de 601 mil mortos e mortas pela Covid. Um dos países com maior número de vítimas pela pandemia. Desses 600 mil, um grande número deixou filhos e filhas abaixo de 18 anos. São os órfãos e órfãs da Covid-19”, disse.

Segundo o parlamentar, em recente publicação da revista Lancet, foi apontado uma estimativa de 130 mil crianças e adolescentes que perderam pai, mãe ou responsável no Brasil.

No entanto, há estimativas maiores feitas por órgãos brasileiros, que apontam até 190 mil menores de idade nessa situação. De acordo com dados do Consórcio Nordeste, em toda a região existe a possibilidade de até 20 mil que perderam algum responsável por sua criação, sendo 6 mil somente no Ceará.

Transferência de renda

De acordo com Roseno, algumas medidas precisam ser feitas para acolhimento deste público. Uma delas seria a realização de um plano estratégico, já que são crianças em condições de vulnerabilidade. É preciso, ainda, apresentar um diagnóstico preciso de quantos estão nesta situação. Além disso, ele também defende a constituição de um programa de transferência de renda, regulado a partir da União, com aporte de Municípios e Estados.

O socialista também defende uma previsão orçamentária para atender a esta demanda. Segundo ele, atualmente o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, está sendo sucateado pelo Governo Federal e para atender a esses órfãos e órfãs é necessário fortalecer o programa. “Essa deve ser uma luta de todos e todas, em razão da situação das pessoas que foram atingidas pela Covid”, defendeu.

Veja trecho do discurso do deputado Renato: