Ação integra o Programa Eleitor do Futuro. Foto: Ascom/TSE.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), encerrou na sexta-feira (1º/10), as formações referentes à X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas (Resolução TRE-CE n.º 809/2021).

O projeto, desenvolvido nos meses de agosto e setembro, alcançou 3.824 alunas e alunos, em 74 escolas públicas atendidas. Ao todo, foram ministradas 67 aulas.

A ação, que integra o Programa Eleitor do Futuro, iniciou no dia 16 de agosto e contou com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Servidoras e servidores da Sede do Tribunal e dos cartórios eleitorais da capital e do interior colaboraram com o projeto, destacando o papel da Justiça Eleitoral na construção de uma sociedade democrática e contribuíram para evidenciar o protagonismo das(os) jovens.

Nos encontros, as formadoras e os formadores ressaltaram os conceitos de democracia, cidadania e inclusão; levaram informações sobre o exercício do voto e salientaram as funções da Justiça Eleitoral, aproximando assim o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) das(os) estudantes.

Vídeos sobre o papel da Ouvidoria, sobre o voto branco e nulo e sobre a campanha que reforça a segurança da urna eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram expostos nas apresentações para difundir, entre os jovens de 15 a 17 anos de idade, a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

Assuntos ligados à inclusão, à acessibilidade, ao nome social de pessoas transgênero, ao protagonismo juvenil e à participação feminina foram destacados também nas palestras, visando sensibilizar a juventude sobre o poder transformador da participação cidadã.

Reconhecimento

Na sessão do Pleno de quinta-feira (7/10), o diretor da EJE, juiz Roberto Viana, destacou o êxito do projeto, que não seria possível sem a colaboração, o senso de responsabilidade e a dedicação das pessoas envolvidas, e submeteu à Corte anotação de elogio nas respectivas fichas funcionais das servidoras e dos servidores que se disponibilizaram a participar do banco de formação da Escola. Por unanimidade, o Pleno aprovou o voto.

Fonte: site do TRE/CE.