O senador Tasso Jereissati, que desistiu da disputa para apoiar Leite, participará do ato por meio virtual, quando fará uma saudação aos presentes. Foto: Reprodução/Tasso Jereissati.

Os Tucanos do Ceará realizam nesta quinta-feira (14), às 11h30, na sede do partido, um ato de apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na disputa às prévias do partido que escolherá o candidato tucano à Presidência da República em 2022. O senador Tasso Jereissati, que desistiu da disputa para apoiar Leite, participará do ato por meio virtual, quando fará uma saudação aos presentes, seguida de uma convocação aos filiados para que realizem o cadastro no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo partido.

Todos aqueles que tenham se filiado ao PSDB até 31 de maio deste ano poderão votar, desde que realizem o cadastramento biométrico, que se estenderá até 14 de novembro. O PSDB está disponibilizando o sistema em dois aplicativos – o primeiro deles já estará disponível para baixar na Google Play e também estará disponível na App Store.

O PSDB tem 50 mil filiados no Ceará, conforme dados atualizados da Justiça Eleitoral. O presidente do diretório estadual, ex-senador Luiz Pontes, considera as prévias um momento de grande democracia interna e oportuno para mobilizar os diretórios municipais, estimulando a participação dos filiados no processo de escolha do candidato. Além de Eduardo Leite, também estão na disputa o governador de São Paulo, João Dória, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O Colégio Eleitoral será composto por  4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Os grupos terão a seguinte composição:

Grupo I: Filiados
Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos
Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.

Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.

Calendário 

14 de outubro a 14 de novembro: período para o filiado eleitor realizar o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB e se habilitar para votar
18 de outubro: início dos debates
21 de novembro: realização das prévias
28 de novembro: realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.