Além de Sarto e Élcio, secretários da gestão municipal estiveram presentes no lançamento. Foto: Ascom/PMF.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), lançou na manhã desta terça-feira (19/10), o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor). A data coincide com o Dia Nacional da Inovação.

O coordenador do Labifor e vice-presidente da Citinova, Victor Macêdo, explicou que o Laboratório trabalha desenvolvendo projetos-piloto inspirados na metodologia de Design Thinking e em parceria com secretarias finalísticas da Prefeitura, que são responsáveis pela expansão e multiplicação das políticas públicas.

Precisamos pensar em inovação não só como tecnologia, mas num sentido mais amplo, como política pública, principalmente neste momento pós-pandemia, em que a desigualdade foi potencializada e houve crescimento dos problemas urbanos“, ressaltou.

De acordo com Sarto, o crescimento das cidades, junto com o surgimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), trouxeram reflexões sobre os problemas urbanos, e a tecnologia é um fator importante para solucionar estes problemas.

A sociedade moderna impõe que a gente resolva os problemas da cidade com criatividade e inovação. As cidades têm crescido muito e a pandemia veio trazer muitas reflexões sobre os problemas urbanos. É imperativo que a gente tenha essa revolução tecnológica, que a ciência de dados seja usada para solucionar problemas históricos complexos da cidade, juntando inteligências, sonhando e ousando“, projetou o pedetista.

Os projetos em desenvolvimento têm foco na qualidade do ar, reuso e reciclagem de resíduos tecnológicos, promoção da saúde mental, logística urbana, segurança em pontos de parada e mobilidade elétrica. A metodologia de Design Thinking prevê cinco etapas essenciais para a transformação da solução em política pública, afirmou o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB).

É importante passar por todas as etapas previstas para desenvolver uma política pública, desde a identificação do problema, passando pelo trabalho de pensar as soluções, pensar o protótipo adequado, até transformar, de fato, em uma solução que possa ser utilizada para toda cidade. Essa metodologia é necessária para que a gente seja mais eficiente, usando os recursos públicos com qualidade“, salientou Élcio.

Segundo o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, este ano, o foco fundamental do Laboratório está no projeto Juventude Digital, sancionado pelo prefeito no último dia 13 de outubro, tornando-se política pública permanente de Fortaleza.

Parcerias

Os projetos do Labifor contam com a colaboração de parceiros nacionais e internacionais, como Vital Strategies, Fundação Bernard Van Leer, Urban95, Instituto Sueco, GIZ, WRI Brasil e International Urban and Regional Cooperation (cooperação entre União Europeia e América Latina).

Também participaram da inauguração o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias; a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite; a secretária da Educação, Dalila Saldanha; o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira; o secretário municipal de Governo, Renato Lima; o secretário da Segurança Cidadã, coronel Holanda; o coordenador nacional do Programa de Segurança Viária, Dante Rosado, entre outras autoridades.

Projeto

O Labifor faz parte da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (Citinova), e é responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para as principais questões da cidade, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas. Atualmente, 17 projetos estão em fase de desenvolvimento ou execução no Laboratório.

Os projetos são:

– Juventude Digital;
– Ponto do Entregador;
– Microparques Urbanos;
– Re-ciclo;
– Olhos da Cidade;
– Rastreio Covid Fortaleza;
– Ponto de Parada Seguro;
– Programa de Combate ao Assédio Sexual;
– Ecoponto 2.0;
– Paradas Inteligentes;
– Monitoramento da Qualidade do Ar;
– Centro de Reciclagem Tecnológico;
– Programa de Cooperação Urbana Internacional para Desenvolvimento Sustentável;
– Mapa da Saúde Mental;
– Teleatendimento em Saúde;
– Centros de Distribuição Urbanos (CDU);
– Bicicletas Elétricas Compartilhadas.

Com informações da PMF.