Prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PROS), e Glêdson Bezerra (Podemos), prefeito de Juazeiro do Norte. Fotos: Divulgação.

O governador Camilo Santana, quinta-feira (21), sancionou a Lei nº 17.725, aprovada em regime de urgência pelos deputados estaduais cearenses, para beneficiar a administração do prefeito Glêdson Bezerra, eleito em Juazeiro do Norte pelo Podemos, no ano passado, fazendo oposição ao Governo do Estado. Nesta sexta-feira (22), Camilo foi acompanhado do senador Cid Gomes e de outros aliados ao Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, cujo prefeito é Vitor Valim, eleito pelo PROS, o partido que abriga os principais opositores da administração estadual, para assinar um convênio com Valim.

O Estado vai financiar 90% das obras de recuperação da orla de Caucaia, outrora uma das mais atraentes do Estado. Valim terá a sua administração engrandecida com a obra, do mesmo modo que ficará muito bem com boa parte da população de Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson ao anunciar que as passagens de ônibus urbanos não subirão, graças os recursos que serão liberados pelo governador, a exemplo do que recentemente foi feito em Fortaleza. Para Caucaia serão garantidos, aproximadamente, R$ 30 milhões no curso da obra, com duração de um ano. Para Juazeiro o volume de recursos é menor, mas os benefícios, inclusive os políticos, serão imediatos.

O que inicialmente diz a lei que beneficia a população de Juazeiro do Norte, é que a intervenção do Estado é “para amenizar as adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19, especialmente pensando na população socialmente mais vulnerável, fica o Estado do Ceará, por meio do Poder Executivo, autorizado, nos termos desta Lei, a promover ação compartilhada com o Município de Juazeiro do Norte, para fins de transferência de recursos que viabilizarão a concessão de subsídio aos operadores do serviço de transporte coletivo urbano regular municipal, evitando o aumento, para a população local, no exercício de 2021, do valor da tarifa cobrada do usuário”.

As duas ações governamentais, não fossem o ambiente pré-eleitoral, seriam normalíssimas, embora tratassem de governantes com posições políticas diferentes. Mas nós estamos num ano pré-eleitoral, e os dois prefeitos são aliados do principal adversário político dos integrantes do grupo governista, com perspectivas de disputas acirradas entre eles, senão eleitoralmente, mas em discursos de acusações e denúncias. E são dois dos mais importantes municípios do Estado, com uma quantidade expressiva de votos. A neutralidade desses dois prefeitos na disputa para o Governo do Estado, em 2022, já representa uma grande vantagem para os governistas.

Já há algum tem-se falado na proximidade do prefeito Valim com o grupo governista. Sua administração diz-se, está muito parecida com a de ex-prefeito Washington Gois, também pela relação de proximidade com o senador Cid Gomes, um dos presentes na solenidade desta sexta-feira (22). Realmente, o senador não precisaria estar lá não tivesse algum entendimento político com o prefeito Valim, diferentemente do governador Camilo Santana, que, embora venha a ser candidato ao Senado em 2022, a celebração do convênio com a Prefeitura de Caucaia, reclamaria sua presença.

O grupo político que está governando o Estado do Ceará, pelo menos até aqui, tem demonstrado competência e habilidade. Não se diga, de logo, que os dois prefeitos foram aliciados. Mas, indiscutivelmente abriram as portas para um entendimento nas próximas eleições, visto vislumbrarem a possibilidade de a oposição não lograr êxito na disputa estadual. Os dois, por certo, pretenderão ser reeleitos, e, dessa forma, vão precisar de bem mais ajudas para enfrentarem as dificuldades das administrações, que no ano eleitoral deles, precisam estar bem avaliadas.

Jornalista Edison Silva analisa as movimentações políticas do grupo governista do Estado do Ceará no ano pré-eleitoral: